A bebida mais popular do Brasil foi responsável por quebrar um recorde em Santos. Graças ao cafezinho e os seus mais variados gostos, mais de 90 mil pessoas vieram ao Centro Histórico da cidade para curtir a 8ª edição do Festival Santos Café, encerrado neste domingo (9).
E quem achava que a garoa e o tempo frio iria espantar os moradores e turistas, errou feio. Foram três dias recheados de atrações, o evento contou com cerca de 90 mil visitantes. O público, recorde no festival, curtiu a festa e, logicamente, o café. No total, 105 mil copos para degustação da bebida foram distribuídos entre os participantes.
“Temos feito esse festival pra vocês e vocês têm feito esse festival conosco. Os santistas e turistas estão transformando o Centro Histórico no espaço dos grandes eventos, comparecendo e engrandecendo essa nobre área”, disse o prefeito Rogério Santos (PSDB).
Mas além do consumo do café, o público também curtiu atividades, eventos, oficinas e shows do palco da Estação Valongo, ressaltando a importância do evento, que movimenta a economia criativa da Cidade.
A secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, ressaltou as novidades na programação desta edição. “Para as inovações que trouxemos – como o campeonato de baristas, o espaço pet, o walking tour em Libras, a área de degustação na garagem dos bondes -, a gente só recebeu elogios do público. Todas as mais de 80 atrações foram um sucesso e o público aprovou”, disse.
Selley também falou sobre a participação de muitos turistas que vieram de outras cidades porque souberam do festival “Isso demonstra que o café é uma marca importante da Cidade que atrai as pessoas para Santos”, avalia a secretária, que já começa a planejar a próxima edição do evento. “Já estamos pensando em melhorias e saímos com novas ideias para o próximo ano”, afirma.
Os curiosos em aprender como apreciar melhor a bebida ainda puderam fazer oficinas no Museu do Café, como a de café amanteigado de biscoito, chocolate e laranja ou ouvir dicas de um barista sobre a arte do preparo da bebida.
Pedal solidário
Dentro do Festival Santos Café, uma importante ação solidária aconteceu. 6ª edição do Pedal Retrô, que saiu da Ponta da Praia com bicicletas e ciclistas vestidos com figurinos antigos, em direção à Praça Mauá.
O evento aproveitou a ação para arrecadar produtos e ajudar o Cenin, entidade que cuida de pessoas com câncer. A praça foi ainda o foco da criançada com brinquedos instalados e apresentações de teatro e música infantil.