Uma ação de inspeção e orientação em 25 pizzarias realizada pela Vigilância Sanitária de Guarujá resultou em dezenas de autos contendo prazos de ajustes e adequações que serão acompanhados pela Prefeitura. Os estabelecimentos, localizados nos bairros Santa Rosa, Helena Maria, Santo Antônio e Centro receberam a visita do órgão entre a última quarta-feira (13) e sábado (16).
O trabalho teve como objetivo a verificação das condições de higiene dos estabelecimentos, do acondicionamento e armazenamento dos alimentos, bem como da aplicação das boas práticas na manipulação, que devem ser observadas em todas as etapas, desde a compra até a venda do produto. Também foram fiscalizados o cumprimento da legislação referente à venda e consumo de bebidas alcoólicas e cigarro, das Leis Estaduais nº 14.592/2011 e 13.541/2009.
Durante as vistorias, foram notificadas irregularidades e emitidos dezenas de autos com prazos de ajustes e adequações, que serão acompanhados em nova fiscalização com data a ser definida. Caso as determinações não sejam cumpridas, poderão ser aplicadas autuações.
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária de Guarujá, Joaquim Júnior, o objetivo da ação não foi apenas a fiscalização, mas também a orientação aos responsáveis. “Reforçamos a eles a importância do cumprimento das normas sanitárias para garantir a segurança alimentar da população. Essas ações são realizadas periodicamente em todo o Município. Estamos comprometidos com a saúde pública”, afirmou.



