Um homem de 27 anos, foragido há um ano por homicídio qualificado por motivo torpe e meio cruel, foi capturado em São Vicente por Policiais civis da DIG de Praia Grande. O suspeito resistiu à prisão, fazendo com que os agentes utilizassem força proporcional para conter a tentativa de fuga.
A operação de alto risco foi realizada na manhã de quarta-feira (18) em São Vicente, que cumpriu um mandado relacionado ao crime cometido pelo indivíduo em maio de 2024. Matheus Carauba da Silva Honorino, de 27 anos, não quis pagar a conta na saída de uma boate e agrediu com um capacete o segurança Amilcar Silva dos Santos, de 49, que queria retirá-lo da casa noturna. O segurança sofreu traumatismo craniano, entrou em coma e morreu após mais de duas semanas internado na UTI do Hospital do Vicentino, localizado em São Vicente.
De acordo com a Polícia Civil, na residência onde o indivíduo foi preso, os policiais se depararam com um cenário que apontava para a prática de novos crimes em flagrante.
Foram encontrados um computador com a tela desbloqueada que exibia imagens e mensagens relacionadas a fraudes eletrônicas, incluindo o conhecido golpe do “falso advogado”, documento falso com a foto do suspito e dados alterados, celulares e cartões bancários. No celular do suspeito continha notificações de conversas em grupos de aplicativos de mensagens voltados à prática de estelionatos e à comunicação sobre tráfico de drogas.
Os policiais também constataram que o indivíduo integrava uma organização criminosa estruturada, com divisão de tarefas e atuação coordenada para aplicar golpes voltados a instituições financeirasem correntistas de instituições financeiras e em pessoas com créditos judiciais a receber.
Além do crime que já é acusado, o indivíduo teve a conversão do flagrante em prisão preventiva pelos crimes de integrar organização criminosa, estelionato eletrônico, uso de documento falso e colaboração com o tráfico de drogas. O homem foi encaminhado à Cadeia Pública local onde aguardará audiência de custódia e garantias



