Bertioga reforçou os combates preventivos para a preservação de áreas de preservação permanente (APP). Para isso, uma força-tarefa foi montada para impedir ocupações irregulares e danos de poluição no local.
Segundo a prefeitura, a ação é da Diretoria de Operações Ambientais (DOA), que segue fiscalizando a fim de coibir ocupações irregulares em regiões sensíveis, nas áreas embargadas, de uso público e sob congelamento, cujo objetivo é evitar a continuidade do dano ambiental, propiciar a regeneração e recuperação da área degradada.
Com mais de 90% de área protegida, Bertioga concentra rica biodiversidade e paisagens exuberantes. Por isso, tem sido alvo de ocupações irregulares que ameaçam o equilíbrio ecológico, o que demanda atuação preventiva do poder público no sentido de impedir tais ações e assegurar o meio ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações.
Durante a Operação, as equipes compostas por membros do Departamento de Operações Ambientais, Polícia Militar Ambiental, Guarda Civil Municipal e Serviços Urbanos estão realizando ações de patrulhamento intensivo nas áreas identificadas como críticas, com o intuito de monitorar e controlar ocupações irregulares, e outras atividades que infrinjam as leis ambientais.