Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos-Guarujá será lançada

Créditos: Reprodução

A ligação seca Santos-Guarujá via túnel submerso é muito aguardada pelos moradores das duas cidades, mas também por toda a Baixada Santista. Para acelerar as tratativas para o início das obras, previsto para 2024, será lançada nesta sexta-feira (18), às 9h, a Frente Parlamentar Mista da Ligação Seca Santos-Guarujá (FPLS). O evento vai ocorrer na Casa Grande Hotel Resort & Spa, em Guarujá.

A iniciativa é do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e diversas autoridades municipais, estaduais e federais, como o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), além dos nove prefeitos da Baixada Santista e representantes
de todo o setor estão confirmados.

Além disso, também foi confirmada a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. Segundo Paulo Alexandre, o lançamento da Frente Parlamentar tem como objetivo, acelerar as tratativas do projeto do túnel, que vai beneficiar milhares de moradores e turistas, além de contribuir para o crescimento da economia da região, já que o projeto ligará as duas margens do Porto de Santos, o maior da América Latina, e facilitará o traslado turístico.

“Com a evolução constante das operações portuárias e o crescimento da população, frota de veículos e turismo local, a intervenção tem se tornado cada vez mais necessária e urgente para garantir a expansão do Porto de Santos, eliminando o gargalo logístico que trava o desenvolvimento econômico regional e do País”, diz o deputado.

De acordo com Paulo Alexandre, o projeto da Frente Parlamentar recebeu 199 assinaturas da Mesa Diretora. Paulo Alexandre conseguiu unir senadores e deputados de diferentes partidos na busca desta
melhoria para a Região e para o Porto de Santos, discutida há quase um século.

Ainda segundo o parlamentar, foi feito um intenso trabalho para que o túnel submerso fosse incluído no novo Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) do Governo Federal e seja realizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). A obra está cotada em R$ 5,8 bilhões e deve ser licitada no próximo ano, com previsão de entrega para 2028.

O endereço do Casa Grande Hotel fica na Avenida Miguel Estefno, 1001, Enseada.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS