RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Futebol na praia de Santos promove conscientização sobre a síndrome de down

Torneio reuniu santistas e jogadores de outras cidades em jogos amistosos

Foto: Henrique Teixeira

A chuva não apagou o brilho da segunda edição do Torneio Beach Soccer Down/T21, que foi realizado na manhã deste domingo (16), na Praia do Gonzaga, em Santos. O evento, que contou com jogadores com síndrome de down, reuniu famílias, educadores, jovens talentos do futebol brasileiro e representantes de instituições que atuam em defesa das pessoas com síndrome de down.

O principal objetivo é conscientizar quanto à inclusão de pessoas com essa condição e promover diversão a dezenas de crianças e adultos que interagiram sem caráter competitivo.

“Eles sabem que esse evento é deles e para eles. A Prefeitura de Santos possibilita, com a realização de eventos como esse, autonomia, qualidade de vida, confiança e lazer. Esse é o nosso maior objetivo, organizar atividades que promovam a inclusão e a conscientização”, afirmou a titular da Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), Nina Barbosa.

A ação faz parte da abertura da Semana de Conscientização da Síndrome de Down/T21, organizada pela Semulher, por meio da Coordenadoria de Defesa de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência (Codep). O torneio contou com a participação de técnicos e alunos do Santos, Ituano (Itu) e Andreense Futebol Clube (Santo André), que ministraram gratuitamente oficinas inclusivas de futebol de praia, e dos embaixadores do evento, o casal Isabela Correia e Samuel Sestaro.

Foto: Henrique Teixeira

Guilherme Nascimento, 24 anos, tem uma agenda atribulada. Além da escola, aula de canto, bateria e futebol, realizados em dias úteis, ainda tem tempo para participar de atividades no fim de semana. Sua rotina inclui ainda o acompanhamento com profissionais de saúde, como psicopedagogo e fonoaudiólogos. “Eu adoro estar aqui. Esse momento é muito especial pra mim e para meus amigos. Hoje vou fazer um gol e ganhar o jogo”, disse animado.

Para a consultora empresarial Alessandra Leme, mãe do Pedro Henrique, de 17 anos, jogador do Andreense Futebol Clube, a iniciativa é extremamente importante para o crescimento e formação dele. “Há oito meses, ele faz futebol e isso mudou completamente a sua rotina e vida. Está mais alegre, mais comunicativo. Vir a Santos e participar de um evento inclusivo é maravilhoso. Nos sentimos acolhidos e vemos realmente como essa Cidade se preocupa com a inclusão e qualidade de vida das pessoas com síndrome de down”, relatou emocionada.

Foto: Henrique Teixeira

O secretário municipal de Esportes, Rogério Sampaio, ressaltou a importância da atividade física para esses jovens. “Todos têm direito ao esporte, ao convívio social em igualdade de condições, então essa ação reforça o compromisso da gestão com a inclusão”.

Ao final do evento, que também contou com a presença da coordenadora da Codep, Cristiane Zamari, todos receberam medalhas de participação como reconhecimento pelo empenho e a criançada ainda fez fotos com os carismáticos mascotes Baleinha e Baleião, do Santos FC.

Na próxima sexta-feira (21), é celebrado o Dia Nacional e Internacional da Síndrome de Down. A data está no calendário da Organização das Nações Unidas desde 2012. De acordo com a ONU, a data tem o objetivo de conscientizar a população e de quebrar o estigma social.

A síndrome de down é uma condição genética que causa alteração no cromossomo 21 das células, fazendo com que existam três cromossomos no lugar de dois. A data de comemoração não foi escolhida por acaso. O dia 21 de março faz analogia à chamada trissomia 21.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS