Futuro túnel submerso entre Santos e Guarujá terá tarifas similares ao da travessia de balsas

Créditos: Divulgação

O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini esteve na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta semana e apresentou o projeto do túnel submerso que ligará Santos e Guarujá. E os valores a serem cobrados seguirão os valores cobrados da travessia de balsas entre as duas cidades e também haverá a tarifa social.

Na audiência pública realizada na terça-feira (13), o mandatário da APS explicou detalhes à Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. Segundo ele, o prazo de entrega é de quatro anos, tendo início em abril de 2024. Inicialmente a obra tem orçamento estimado em R$ 5,850 bilhões. No entanto, segundo o diretor-presidente da APS, o valor é passível de redução por conta da concorrência internacional. Os recursos utilizados serão da própria APS e Banco BRICS.

“Tendo em vista a questão ambiental, o banco se interessou em financiar parte desta importante obra e a possibilidade de concessão da obra após o seu início, levando em consideração que nosso objetivo principal, de organizarmos uma licitação internacional com recursos próprios, é assegurarmos a chamada tarifa social, com [aproximadamente] o mesmo preço da balsa”, explicou Pomini.

O cronograma apresentado pelo diretor-presidente da APS prevê orçamento de R$ 50 milhões ainda neste ano, com estudos e atualizações no projeto, sendo R$ 1 bilhão em 2024, R$ 2,5 bilhões em 2025, R$ 1,3 bilhões em 2026 e R$ 1 bilhão entre 2027 e 2028.

Ainda segundo Pomini, o investimento no túnel não irá interferir nas melhorias de infraestrutura portuária em Santos. “Nós temos caixa para início da obra e a utilização deste recurso não prejudica nossas obras de investimento para as operações portuárias, que são vitais para o funcionamento do Porto”, garantiu.

De acordo com ele, as estimativas iniciais da APS indicam que os benefícios diretos associados ao túnel, como redução do tempo de viagem, retorno com tarifa dos pedágios, entre outros aspectos, superam R$ 1, 12 bilhão ao ano.

Conheça o projeto do túnel

Com extensão de 860 metros, o túnel submerso é apontado como a grande solução pra o transporte metropolitano da Baixada Santista.

De acordo com o novo projeto, o tempo de travessia pelo túnel durará pouco mais de um minuto e meio e cerca de 150 mil pessoas deverão passar pelo local diariamente. Atualmente, aproximadamente 78 mil pessoas transitam entre Santos e Guarujá por diversos modais todos os dias. O trajeto pode chegar a levar uma hora.

O túnel também contará com área para circulação gratuita de pedestres e ciclistas e três pistas em direção às duas cidades. O projeto segue moldes para que possa abrigar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) futuramente.

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