O futuro está nas mãos dos jovens. E referindo ao esporte, o sucesso de Santos está garantindo. A equipe que representou a cidade fez bonito nos 38º Jogos da Juventude, disputado em Tatuí, Interior de São Paulo, desde 22 de junho e faturou 24 medalhas.
A competição envolve atletas de até 19 anos, e além das medalhas, a equipe da Fundação Pró-Esportes (Fupes) também ficou entre as três primeiras colocadas na classificação geral de nove modalidades.
Segundo a administração, nos últimos dias de competição, os santistas brilharam. O vôlei feminino conquistou o bicampeonato, após vencer na final a equipe de Araraquara por 3 sets a 0 (25×17, 25×10 e 25×8). As meninas do vôlei de praia também subiram ao lugar mais alto do pódio. Isa Faria e Tabata Lima, orientadas pelo técnico Café, superaram a dupla de Ribeirão Preto na final por 2 sets a 0 (21×14 e 21×16).
O título também veio com a equipe de xadrez feminina, comandada pelo técnico Carlos Sega. O time formado por Ana Beatriz Mendes, Catarina Gomes, Sophia Xinyl e Tainá dos Santos venceu São José dos Campos por 3 a 1 na última fase e garantiu a liderança da competição, com 19,5 pontos, superando a cidade de Franca, segunda colocada, com 15.
O judô feminino deu show no interior paulista. Maria Fernanda dos Santos, Pietra Garcia, Kawany Santos Pires e Letícia da Silva Batista conquistaram a medalha de ouro. Danielly dos Santos, Kemille Mayse e Luana Bigolado ficaram com o bronze. O desempenho das meninas garantiu a Santos o título geral na modalidade, com 54 pontos, superando São José dos Campos e Franca, segunda e terceira colocadas, respectivamente.
Mais medalhas
Na ginástica artística masculina, o jovem Gustavo Lobo da Fonte Gois foi o grande destaque da competição. Foram seis medalhas de ouro (solo, cavalo, argolas, paralelas simétricas, barra fixa e na classificação individual geral), além da prata no salto sobre a mesa, sob orientação do técnico Danilo Nogueira.
Ainda nos últimos dias de competição, o futsal masculino santista ficou com a medalha de prata. Na final, o time acabou sendo superado por São José dos Campos por 6 a 4. No handebol feminino, as meninas venceram a equipe de Jundiaí, por 23 a 18, na disputa pelo bronze, e garantiram presença no pódio.
As demais conquistas da Cidade vieram na ginástica rítmica, que ficou em segundo lugar na classificação geral após o ouro na categoria duplas bolas, com Maria Fernanda Martins e Rafaela Miranda e as duas medalhas de Sarah Bianca do Nascimento, prata nos arcos e bronze nas maças.
No tênis masculino, Pedro Longobardi e João Pedro Prudêncio garantiram o segundo lugar para Santos, enquanto Giovana Ribeiro, Ana Carolina, Manuela Sicolino e Izadora Parisi conquistaram o bronze para a Cidade.
“Quero parabenizar todos os atletas e técnicos pelos excelentes resultados nesta competição, que é muito importante, e por passar por cima de todas as adversidades encontradas no início do evento. Estou muito orgulhoso da participação da nossa equipe”, ressaltou Frederico Luiz Monteiro, diretor-presidente da Fupes.