Um homem, de 33 anos, foi agredido com um soco no rosto por um GCM (Guarda Civil Metropolitana) dentro do Hospital Municipal da cidade de Bertioga, enquanto o mesmo estava algemado, após a companheira acionar a corporação durante uma discussão do casal.
As imagens chamaram a atenção para o caso, que aconteceu no dia 10 de julho. No vídeo, é possível ver o momento em que o guarda desfere o soco, enquanto pressiona o rapaz contra a parede. Segundo informações, outras agressões teriam acontecido, mas não foram registradas pelos familiares.
Segundo a administração municipal, uma sindicância interna foi aberta para analisar a ocorrência. O guarda municipal envolvido na ação foi afastado de suas atividades. O acusado foi encaminhado ao hospital para procedimento padrão, e em seguida, foi conduzido à delegacia. Posteriormente, ele foi liberado.
Questionada pela Equipe do TH+, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) informou não ter registros da ocorrência, no entanto, ciente do ocorrido, o setor de investigação da Delegacia de Bertioga, analisa as imagens apresentadas pela reportagem, visando o esclarecimento do caso.
Discussão com a companheira
O homem que aparece no vídeo estaria algemado pois a companheira teria acionado a GCM de Bertioga durante uma discussão. De acordo com relatos da defesa, o agredido estava na casa de sua mãe, no bairro Vista Linda, com o filho de três anos, quando a genitora da criança apareceu querendo leva-lo embora.
O pai recusou entregar o menino, e a discussão teria iniciado neste momento. Após a chegada dos guardas, a mãe da criança teria relatado ter sido agredida, foi quando as agressões teriam iniciado devido à resistência do homem.