O Governo de São Paulo assinou um contrato de R$ 395 milhões com a concessionária BR Mobilidade para concluir a segunda linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista. O acordo, formalizado na última segunda-feira (4), transfere à empresa a responsabilidade por implantar a sinalização e os sistemas pendentes, tarefas que originalmente cabiam à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), atualmente em processo de extinção.
Esse valor, que não constava no contrato inicial, foi atualizado para R$ 395,1 milhões após correção monetária. O governo liberará os recursos conforme o avanço físico das obras, com a Agência Reguladora de Transportes de São Paulo (Artesp) responsável pela fiscalização. A previsão é concluir os serviços até dezembro de 2026.
Enquanto isso, a operação da nova linha – antes prevista para o primeiro semestre de 2025 — ainda não começou. Segundo o governo, a Alya Construtora finalizou as obras iniciadas em setembro de 2020. Atualmente, a BR Mobilidade realiza testes no novo trecho, que vai ligar a Avenida Conselheiro Nébias à região do Valongo, em Santos.
A Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) informou, em nota, que firmou o termo aditivo em caráter de urgência. A medida busca acelerar o início da operação do VLT, uma vez que a falta de sinalização e sistemas impede a circulação dos veículos no novo trajeto.
A nova linha terá 8 km de extensão e 12 estações, com capacidade para transportar 35 mil pessoas por dia. Caberá à BR Mobilidade planejar e finalizar os sistemas de energia, telecomunicação e comunicação semafórica. A empresa também revisará os trabalhos feitos anteriormente pela EMTU, além de conduzir inspeções e testes, e instalar os sistemas de incêndio e Wi-Fi.
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Expansão do VLT
O plano de expansão do VLT da Baixada Santista prevê a construção de uma terceira linha em São Vicente. O novo trecho terá 7,5 km e quatro estações, com potencial para beneficiar cerca de 150 mil moradores. As obras devem começar após a reforma da Ponte A Tribuna, que segue em andamento e deve ser concluída em dois anos.
Quando finalizar as três linhas previstas, o VLT da Baixada Santista contará com 27 km de extensão e 31 estações interligadas.
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