RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Governo deve exigir manutenção de empregos em pacote de auxilio a empresas afetadas por tarifaço dos EUA

Para a advogada Mayra Saitta, preservar postos de trabalho é positivo, mas é preciso dar condições reais para que empresas mantenham a renda.

Foto: Reprodução/Freepik

O Governo Federal deverá incluir como contrapartida a manutenção de empregos na linha de crédito que será oferecida pelo BNDES aos setores impactados pelo tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. As tarifas passaram a valer na última quarta-feira (6). Segundo a imprensa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tratou do assunto internamente na segunda-feira (11).

Para a advogada tributarista e empresarial Mayra Saitta, do escritorio Saitta Advocacia, a medida pode oferecer alívio imediato, mas não resolve o problema de forma estrutural. “O impacto dessas tarifas, principalmente sobre setores estratégicos, exige diálogo diplomático consistente e políticas que aumentem a competitividade no médio e longo prazo, como incentivos à inovação e diversificação de mercados” explica.

Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

  Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos

Além da linha de crédito, empresas afetadas pedem redução de impostos e flexibilização de contratos trabalhistas. Entre as reivindicações estão a permissão para férias coletivas, redução de salários e jornada.

Segundo Saitta, é preciso equilibrar proteção ao trabalhador e viabilidade para o empregador. “A exigência de preservar postos de trabalho é positiva para evitar demissões em massa, mas o governo precisa oferecer instrumentos de flexibilidade trabalhista, como prorrogação de prazos e adaptação de jornadas, nos moldes do que foi feito na pandemia.” finaliza a mesma.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS