O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou, nesta quarta-feira (9), investimento de R$ 1,24 bilhão, para a modernização do terminal de cruzeiros de Santos. A ação, faz parte de um pacote de investimentos no valor de 4,7 bilhões, em parceria com o setor produtivo, para a implantação e ampliação de nove terminais privados em seis estados brasileiros. A expectativa é que os empreendimentos gerem mais de 10 mil empregos diretos e indiretos nas fases de construção e operação.
Com as autorizações assinadas, as empresas responsáveis poderão iniciar as obras. A previsão é que os primeiros serviços comecem ainda no segundo semestre de 2025, com operações sendo iniciadas progressivamente a partir de 2026.
A instalação deste novo terminal de passageiros será na Ponta da Praia e tem o projeto, denominado como “Santos Vivo”, sob responsabilidade da Transbrasa. Agora, é necessária uma série de licenças para que o projeto saia do papel, além de autorizações da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), da Marinha e da prefeitura.
O atual Terminal de Cruzeiros de Santos, administrado pelo Concais, em Outeirinhos, pode mudar de lugar e ser transferido para o Valongo. A intenção é construir um espaço moderno, com capacidade ampliada para navios. A responsabilidade da obra será da empresa vencedora do leilão do Tecon Santos 10, que ficará ao lado do local, no cais do Saboó.



