A Secretaria do Patrimônio da União (SPU), publicou uma portaria no Diário Oficial da União, ligada ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, que autoriza o leilão da área onde fica atualmente o CT Rei Pelé, utilizado pelo Santos Futebol Clube. No ano passado o clube, exerceu o direito de compra do terreno.
Localizado no bairro do Jabaquara, o espaço em que fica o centro de treinamento possui 39.027,56 m 2 e 3.366,92 m 2 com construções.
Representantes do Santos estiveram recentemente com autoridades da cidade para tratar do assunto. A ideia é do clube comprar o espaço que futuramente ficará para a equipe feminina e categorias de base, já que existe um projeto que pode ficar pronto ano que vem, de um novo CT para time profissional masculino na cidade de Praia Grande.
Procurada pela reportagem do TH+ portal, a Prefeitura de Santos deve intervir na situação seguindo os trâmites legais. De acordo com a administração municipal, a Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS) está sendo revista e já foram apresentadas à população nas duas audiências públicas realizadas no final de maio, uma na Zona Noroeste e outra, no Centro, e, entre as mudanças, consta a criação do Núcleo de Intervenção e Diretrizes Estratégicas (NIDE) 11 – Jabaquara, para “garantir a permanência de atividades esportivas e recreativas, a proteção ambiental e a organização dos serviços institucionais e de utilidade pública presentes na área“.
Segundo o Executivo, os NIDEs são “um instrumento destinado a criar condições especiais de desenvolvimento de uma determinada área de Santos, priorizando a mobilidade urbana, a habitação, o lazer, a cultura, o esporte e o turismo, entre outras“.
Com as consultas populares já realizadas, as propostas que já foram apreciadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) serão enviadas para a Câmara Municipal em breve.



