Grupo de movimento por moradia invade prédio abandonado, polícia é acionada e leva todo mundo à delegacia

Cerca de 20 pessoas que fazem parte do Movimento pelo Direito à Moradia (MDM) Filhos da Terra, invadiu um prédio abandonado em São Vicente, no litoral de São Paulo.

Cerca de 20 pessoas que fazem parte do Movimento pelo Direito à Moradia (MDM) Filhos da Terra, invadiu um prédio abandonado em São Vicente, no litoral de São Paulo. A invasão teve inicio na madrugada de sábado (07) e a Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar precisaram ser acionadas para retirar os invasores de dentro do edifício. Os envolvidos foram levados à delegacia, mas ninguém foi preso.

De acordo com a Prefeitura da Cidade, o prédio abandonado localizado na Rua do Colégio, no Centro da cidade, foi invadido pelo grupo de forma irregular, por conta disso, a GCM e a Polícia Militar precisou ser acionada para retirar os invasores do local.

Em nota, o MDM Filhos da Terra afirmou que o movimento busca moradia para famílias carentes e necessitadas, com o objetivo de acabar com as edificações fechadas e abandonadas há anos. Eles ainda pediram desculpas à população vicentina pelo transtorno que foi gerado.

Em um vídeo obtido pelo Portal TH Mais, mostra as pessoas dentro do prédio abandonado.

Em nota, a Prefeitura de São Vicente disse ter montado uma força-tarefa após o Centro de Controle Operacional (CCO) receber uma denúncia de ocupação irregular, por volta das 2h do último sábado (07).

Dentro do prédio, foram encontradas cerca 20 pessoas que não são moradoras da cidade. Entre elas, duas crianças que foram acompanhadas pelo Conselho Tutelar e deixadas aos cuidados dos responsáveis. A Guarda Civil Municipal (GCM) fez a abordagem e levou o grupo à delegacia, deixando o caso à disposição das autoridades policiais.

A administração municipal explicou ainda que, a equipe de Assistência Social atendeu os envolvidos e os identificou como moradores das cidades de São Paulo, Embu das Artes, Taboão da Serra, Itanhaém e Praia Grande. Diante da situação, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) iniciou o processo, com o aval dos envolvidos, para que fossem levados de volta para os municípios onde moram.

Ainda de acordo com a nota oficial, o prédio foi abandonado pelos proprietários e estava inadimplente com os impostos obrigatórios. A prefeitura conseguiu arrecadar o imóvel na Justiça e, ainda de acordo com o Executivo, trabalha em um projeto de revitalização do edifício.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS