Guarda de Santos estimula população a doar sangue

Ação foi estimulada pelos guardas, com o objetivo de salvar vidas. Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Doar sangue é um ato de amor, respeito ao próximo e também fundamental para salvar vidas. No mês do Junho Vermelho, onde é explicada a necessidade de doar sangue, em Santos, a Guarda Civil Municipal (GCM) promoveu no Novo Quebra-Mar, uma campanha para estimular as pessoas a doarem sangue.

A ação ocorreu no sábado (10), onde os agentes distribuíram panfletos, junto com explicações sobre a importância e como é o procedimento.

“Precisamos, cada vez mais, que as pessoas se conscientizem da importância de doar sangue e a corporação está envolvida nessa ação para ajudar a aumentar os estoques dos bancos de sangue da Cidade. É um gesto simples que ajuda muita gente”, explicou o coordenador da campanha, Sergio Fernando dos Santos Castanha.

Além de conscientizar a população sobre a importância de doar sangue, que salva vidas, o grupo convida os interessados a participarem da ação marcada para quarta-feira (14), das 7h às 16h, no banco de sangue da Santa Casa de Santos, quando se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue. Na ocasião, integrantes da Guarda também irão doar sangue.

“Junto com a doação, também teremos na Santa Casa a Secapt (Seção de Captação e Transporte de Órgãos e Tecidos), o único setor de captação de órgãos no Brasil dentro de uma prefeitura, para incentivar a doação e mostrar como isso pode salvar vidas”, explica Suzete Faustina, chefe do Departamento de Cidadania e dos Direitos Humanos da Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher).

Procedimento

Os interessados em doar sangue devem apresentar documento original com foto, ter entre 16 e 69 anos (pessoas com menos de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis), pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, não ter consumido bebida alcóolica nas últimas 12 horas e estar alimentado.

O Banco de Sangue da Santa Casa fica na Avenida Cláudio Luiz da Costa, 50 (Jabaquara). O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h. Há gratuidade, por duas horas, no estacionamento da instituição para quem for doar.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS