A Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV) segue estreitando laços com as corporações dos municípios vizinhos. O comandante Rubens Goes e o subcomandante Valdomiro Matos da Guarda da Primeira do Brasil participaram de uma reunião com os demais representantes das instituições de todas as cidades da Baixada Santista.
Durante o encontro realizado no último dia 24 de junho, em Santos, os profissionais compartilharam informações sobre os principais desafios enfrentados por cada município. O objetivo foi, diante disso, estudar novas soluções de combate à criminalidade de forma regional.
“As reuniões são importantes para que possamos compartilhar informações e novas práticas e tecnologias adotadas por cada Guarda. Também são fundamentais para o alinhamento de ideias e padronização na atuação das GCMs regionalmente”, ressalta o comandante da GCM-SV, Rubens Goes.
Investimentos – O olhar para a segurança pública tem sido tratado de forma diferenciada em São Vicente nos últimos anos. Embora o trabalho seja primordialmente do Estado, nunca investiu-se tanto no setor em âmbito municipal como atualmente.
São Vicente tem adquirido conquistas históricas para a GCM, como porte de arma institucional, radiocomunicadores com sistema de geolocalização via GPS, coletes balísticos e estreitamento com as forças policiais em busca de um trabalho mais integrado. Tais melhorias refletiram no interesse do cidadão por compor a instituição: neste ano, o Município realizou um concurso público para a Guarda com mais de 3 mil inscritos, obtendo crescimento de 200% em relação à edição anterior (2023).