Guardas e bombeiros viram “super-heróis” e salvam três crianças de afogamento

Guardas Municipais salvam três crianças de afogamento na orla de Santos (3) | Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos
Guardas Municipais salvam três crianças de afogamento na orla de Santos (3) | Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Duas crianças gêmeas, de 10 anos e um menino de 9, foram salvos de afogamento na Praia do José Menino, em Santos. O trio estava dando um mergulho no local, quando foram surpreendidos pela água. Só que a ação da Guarda Civil Municipal (GCM) foi essencial para resgatar as crianças. O Corpo de Bombeiros também auxiliou na hospitalização.

Segundo a administração, o caso aconteceu no domingo (23). Era por volta das 20h, no Quebra-mar, quando os agentes estavam fazendo patrulhamento no local. De repentes, munícipes vieram e alertaram os guardas de que três crianças estavam se afogando próximo às pedras.

Um dos guardas não hesitou e pulou na água para resgatar os três menores. “Só tive tempo de arrancar meus equipamentos e entrar na água, pois eles já estavam sendo arrastados para o fundo. O pai das crianças e dois munícipes também entraram no mar para realizar o resgate”, disse.

O pai das crianças relatou que é de São Vicente e disse que chegou por volta das 18h. “Eu estava junto com meus filhos jogando bola, depois eles ficaram na beira d’água. Foi tudo muito rápido. Quando percebi, estavam se afogando. Corri e entrei no mar e, graças à ajuda de todos, conseguimos tirá-los de dentro d’água.

Segundo o GCM Araújo, a experiência de ter atuado como guarda-vidas temporário e o aprendizado das técnicas de primeiros-socorros permitiram que o resgate fosse bem-sucedido.

“Após retirá-los da água percebi que dois deles estavam bem, mas um dos meninos havia ingerido muita água e estava com dificuldades para respirar. Corri em direção à viatura, realizei uma manobra de salvamento com o apoio do GCM Christian e conseguimos estabilizá-lo”.

Após aquecido dentro da viatura, o menino foi levado para o Posto de Salvamento 1, onde havia uma equipe na Unidade de Resgate e Serviço Avançado (Ursa), do Corpo de Bombeiros, que realizou o atendimento médico para que ele recebesse oxigênio. Em seguida, a vítima foi encaminhada para a Santa Casa de Santos. Os guardas também prestaram o apoio levando o restante da família até o hospital.

Nos exames, foi constatado que havia um pouco de água no pulmão da criança, que permaneceu em observação no hospital até receber alta médica no dia seguinte.

Elogios

Segundo o pai das crianças, a atuação da GCM foi muito importante. “Sinceramente, desconhecia a atuação dos guardas municipais em ocorrências desse tipo, são profissionais preparados para qualquer situação e vi o quanto estavam preocupados com as crianças, nos acompanhando em todos os momentos”, revelou.

Para o secretário municipal de Segurança (Seseg), Sérgio Del Bel, a atuação dos guardas demonstra o nível de comprometimento e preparo profissional da GCM. “Eles estavam atentos ao serviço e de imediato agiram para salvar a vida desses jovens, o que nos dá muito orgulho dos homens e mulheres da corporação, que atuam 24 horas na proteção de toda a população”, finalizou.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS