Guarujá conta com novo sistema de captação de água

Créditos: Divulgação/Sabesp

Nos últimos tempos, quando o verão chega, alguns bairros de Guarujá, especialmente em Vicente de Carvalho, sofrem com a falta d’água, ou quantidade reduzida. Mas para solucionar este caso, foi entregue pela Sabesp, a construção de uma captação de água. O objetivo é reforçar o abastecimento da cidade.

Créditos: Divulgação/Sabesp

Para este trabalho, foram instalados cerca de 4,5 km de uma nova tubulação adutora, além de um sistema de bombeamento que direciona as águas do rio Trindade, localizado na área continental de Santos. Ele fará a interligação com outra adutora de maior diâmetro. Desta forma, ela leva a água bruta dos rios Jurubatuba e Jurubatuba Mirim para a estação de tratamento (ETA) que atende ao município.

Segundo a Sabesp, o sistema vinha funcionando em operação assistida desde agosto e na segunda-feira (23/10), a área foi visitada pelo prefeito Válter Suman (PSB), onde houve o acompanhamento dos empreendimentos. Eles são responsáveis por promover mais qualidade de vida e saúde à população de Guarujá.

O diretor de Operação e Manutenção da Sabesp, Roberval Tavares de Souza, explica que “com isso é possível aumentar em até 100 litros de água por segundo a capacidade da ETA Jurubatuba, que já trata uma média de 2 mil litros por segundo, beneficiando moradores e turistas com mais esta alternativa para o fornecimento principalmente no período de estiagem e de alta temporada de verão, quando ocorre uma maior oscilação na pressão da água distribuída”.

Ainda de acordo com ele, Guarujá teve queda de até 70% na média dos casos de desabastecimento.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS