Continuam sendo feitas as obras de contenção em todas as encostas do Morro Barreira do João Guarda, em Guarujá. Por conta das características do terreno, as equipes passaram a utilizar o rapel para ter acesso ao paredão íngreme ao longo da área. As obras no local estão 56,23% concluídas.
Segundo a administração, a contenção de concreto utiliza a técnica de solo grampeado, assim como nas demais encostas. A diferença é a forma de acesso. Uma equipe especializada em rapel leva todo o material utilizando métodos seguros que vençam as dificuldades da verticalidade do talude. Assim é possível levar concreto, mangueiras injetoras de concreto e os próprios profissionais responsáveis pelos serviços. Tudo é executado conforme as normas de segurança.
Atualmente, é realizada a concretagem no local, com a projeção do material na parede do morro. Para a realização das intervenções, a Prefeitura investe R$ 12.151.237,24 de recursos municipais, somados ao repasse de R$ 21.613.994,46, da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), do Governo Estadual. O total de investimentos é de R$ 33,7 milhões.
Como não é possível subir caminhão, são utilizados andaimes. A massa do concreto é feita em uma máquina e lançada sobre a superfície do morro que já foi atirantada e recebeu malha de ferro.
Demais intervenções
De acordo com a prefeitura, a intervenção já conta com trechos concluídos. A galeria de drenagem pré-moldada está pronta, assim como o serviço de microdrenagem que envolve o último quarteirão da Avenida Atlântica, com guias e sarjetas e bocas de lobo. Os serviços de macrodrenagem, que são as galerias e o canal no entorno do morro, também já estão finalizados.
Para o secretário municipal de Infraestrutura e Obras (Seinfra), Adilson de Jesus, os métodos utilizados na obra são diferenciados e bastante minuciosos. “Essa é mais uma das grandes obras que são realizadas na Cidade atualmente, utilizando modernas técnicas de contenção, assim como foi feito no Morro da Bela Vista”, explica.
Técnicas
Entre as técnicas utilizadas, estão cortina atirantada, solo grampeado com concreto projetado, solo grampeado verde (MacMat) e hidrossemeadura.
Ainda serão realizadas obras complementares aos serviços de contenção, como a construção de escadas hidráulicas nas bordas do morro para diminuir a velocidade da água, que será direcionada em galeria de concreto pré-moldado para uma interligação no canal da Avenida Atlântica. O trecho ainda receberá pavimentação, guias e sarjetas e drenagem.