Guarujá tem maior efetivo de segurança da Baixada Santista durante Operação Verão

Com 1.044 policiais militares, Guarujá é a única da Baixada Santista a reforçar a segurança dispondo o maior efetivo desta temporada. O principal apoio chegou no último dia 17, na abertura oficial da Operação Verão 2024 e 2025, em que 444 agentes se apresentaram para iniciar a jornada de trabalho e atuar na Cidade até a primeira semana do próximo mês de fevereiro. Uma solenidade no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Jardim Tejereba) marcou a agenda. Eles passam a somar forças aos 600 policiais militares que já atuam na Cidade pela Operação Delegada, totalizando 1.044 policiais militares atuando nas ruas.

A titular da Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon), e o sargento Denilson de Souza, conduziram a recepção. “Em nome do prefeito, desejo boas-vindas a todos e agradeço por abdicarem de suas famílias para nos darem esse apoio tão importante para a segurança da população. A Operação Delegada, que atualmente possui 600 policiais militares atuando em escala especial, tem sido um divisor de águas para a Cidade, pois desde que começamos a parceria, o trabalho com a nossa Guarda Civil Municipal (GCM) é totalmente integrado. Que continue assim e sigamos combatendo os criminosos de modo firme e efetivo”, destacou a secretária.

O contingente teve acesso a uma apresentação estratégica do Código de Posturas Municipal, que contém as legislações e sanções previstas para coibir práticas irregulares, além de receber uma cartilha com o mesmo teor. O objetivo foi sensibilizar sobre quanto o recurso ajuda a evitar embates nas ocorrências, garantindo o ordenamento de maneira rápida e assertiva. Na prática, as orientações e multas tendem a ser suficientes para resolver os atendimentos e diminuem as demandas na sede da Delegacia de Policia.

Regramentos

O pacote de orientações incluiu, ainda, o reforço de diversos regramentos, como o que é permitido nas praias. A exemplo, abordou-se sobre proibições como a circulaçãode qualquer espécie de animais, tendas, caixas de som e mais. Os infratores podem ser punidos com multa de valores variados.

Áreas de interesse estratégico

Todos os policiais vão atuar em áreas de interesse estratégico da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) até a primeira semana de fevereiro, para ampliar a segurança de moradores e turistas durante a temporada. Os locais incluem pontos de grande fluxo como praias, pontos turísticos e outras regiões.

As operações fazem parte de um convênio firmado entre a Prefeitura de Guarujá e o Governo do Estado, por meio da SSP, para que os agentes municipais e militares trabalhem em cooperação técnica durante as ações policiais no Município. O acordo prevê, ainda, que a Cidade forneça a estrutura dos alojamentos, alimentação, apoio operacional para o desempenho das atividades.

Cerca de R$ 4,4 milhões investidos em recursos municipais

Anualmente, Guarujá investe cerca de R$ 4,4 milhões em recursos municipais para o apoio às forças policiais estaduais em suas atividades de segurança.

Guarda-vidas

Nas praias, a Cidade terá 100 guarda-vidas temporários, sendo 50 contratados pelo Município (GVT) e outros 50 contratos pelo Estado (GVTD).

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS