Um homem foi detido após ter sido acusado de injúria racial, cometida contra o segurança de um estabelecimento comercial, situado no bairro Gonzaga, na cidade de Santos, litoral paulista. A população cercou o indivíduo, que estava acompanhado de uma mulher.
O caso aconteceu na noite de domingo (6), na Avenida Ana Costa. De acordo com o boletim de ocorrência, o desentendimento teve início quando um casal se revoltou ao saber que o estabelecimento não possuía banheiro. A discussão evoluiu para troca de agressões físicas e verbais, incluindo ofensas de cunho racial direcionadas ao segurança.
O ocorrido resultou em um grande tumulto, e revoltou a população, que cercou o casal. A GCM (Guarda Civil Municipal) foi quem atendeu a ocorrência, durante um patrulhamento de rotina.
As partes envolvidas foram conduzidas à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Santos, onde prestaram depoimento e, posteriormente, foram liberadas. Um exame de corpo de delito foi requisitado para os envolvidos.
Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), o caso foi registrado como injúria, injúria racial e lesão corporal. A vítima foi orientada sobre o prazo legal para representação criminal.
Em nota, as Americanas se pronunciou sobre o ocorrido e informou que repudia qualquer tipo de violência ou ato discriminatório dentro ou fora de seus ambientes. “A companhia acionou a polícia de imediato e registrou boletim de ocorrência. A Americanas segue à disposição das autoridades para auxiliar na elucidação do caso.”.