Boa notícia na maternidade de Praia Grande. O Hospital Municipal Irmã Dulce (HMID) inaugurou uma sala especial dedicada para parto humanizado. No local, há luzes especiais, além de músicas relaxantes e a difusão de aromas, tudo para proporcionar um momento mais agradável para a mulher durante o parto.
Segundo a prefeitura, as novidades se baseiam em técnicas como cromoterapia, musicoterapia e aromaterapia, que são Práticas Integrativas Complementares (PICs) que já estão incorporadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A administração se baseia em uma orientação do Ministério da Saúde e informa que essas práticas são utilizadas como recursos terapêuticos que atuam de forma integrada com o tratamento convencional, atuando especialmente na prevenção e na promoção à saúde. Neste caso, as PICs proporcionam uma maior humanização no atendimento à gestante.
“Buscamos personalizar a sala de parto para deixar um ambiente mais acolhedor neste momento tão importante da vida de uma mulher. Com isso, fortalecemos as diretrizes que já são previstas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com base nas portarias que focam na humanização da assistência ao parto e nascimento”, explica a enfermeira-obstetra Camila Geraldino Pereira, coordenadora de enfermagem do setor materno-infantil do Hospital Irmã Dulce.
Vantagens
Esse acolhimento mais humanizado cria um clima mais harmonioso para a gestante poder vivenciar uma experiência positiva durante o nascimento da sua criança. Para a enfermeira obstetra Camila Geraldino, essas práticas ajudam a produzir memórias afetivas e auxiliam na desmistificação que o sofrimento está ligado ao trabalho de parto.
“Eu vejo como um carinho, um olhar diferenciado para a mulher e o bebê, são práticas que fazem toda a diferença na condução do trabalho de parto e trazem experiências muito positivas não só para as pacientes mas para o profissional também”, afirma a enfermeira-obstetra.
A cromoterapia utiliza das cores para equilibrar corpo e mente, oferecendo sensação de bem-estar e podendo até aliviar alguns sintomas, como a dor durante o trabalho de parto. A musicoterapia usa canções calmas para relaxar, enquanto que a aromaterapia faz uso de óleos essenciais para proporcionar equilíbrio e harmonia no organismo.
A sensação é de que se está em um outro ambiente, que não o hospital. Isso, segundo a especialista, é positivo para relaxar e gerar momentos mais agradáveis durante o nascimento da criança.
Redução da mortalidade infantil
Esse trabalho de excelência realizado em conjunto pela Maternidade e pela rede de Atenção Primária fez com que Praia Grande alcançasse o menor índice de mortalidade infantil de sua história, atualmente com apenas 8,3 mortes a cada mil nascidos vivos.
Praia Grande informa que faz investimentos constantes em saúde preventiva, proporcionando um melhor atendimento à população, com acompanhamento desde a confirmação da gravidez até o nascimento, no parto, e também nos primeiros anos de vida da criança.