Emoção, alegria e lembranças foram compartilhadas por seis ex-jogadores e ídolos que fizeram história com a camisa do Santos Futebol Clube nesta sexta-feira (25/08), em São Vicente. Eles conheceram a Ambiente Municipal de Educação Integral (AMEI) Rei Pelé, localizado no Samaritá, Área Continental, que faz uma homenagem a Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
A prefeitura explica que a unidade de ensino é a primeira no mundo a homenagear o Atleta do Século no nome. Ela foi inaugurada em janeiro de 2023, quase um mês depois do falecimento de Pelé.
Estiveram no evento, Pepe, Edu, Mengálvio, Lima, Manoel Maria e Abel. De acordo com a prefeitura, os ídolos do Santos FC foram recebidos pelas crianças e pela direção da escola, com apresentações de dança e, inclusive, o hino do clube tocado pela banda da AMEI Rei Pelé.
“Eu consigo sentir a presença do Pelé aqui. Outras escolas virão a homenageá-lo, mas essa é a primeira”, disse Manoel Maria.
De acordo com o município, a escola é composta por uma série de ilustrações em grafite de Pelé, com imagens dele vestindo tanto a camisa do Santos FC quanto da Seleção Brasileira. O elevador da unidade também é estampado com o ‘soco no ar’, icônica comemoração do Rei do Futebol.
A escola, segundo a prefeitura, também é pioneira no ensino integral na cidade. O local atende mais de 600 estudantes. Confira a reportagem completa no vídeo acima, com Fernando Degáspari e Marco Aurélio.
Relação antiga
A Prefeitura de São Vicente conta que a relação de Pelé com a cidade é de muito tempo. Em 1972, o Rei do Futebol chegou a receber o título de ‘Cidadão Vicentino’. “Nada mais simbólico do que a primeira cidade do Brasil ser a primeira a homenageá-lo com o nome de uma escola”, divulgou o município, por meio de nota.
O prefeito Kayo Amado também falou sobre a emoção ao receber os companheiros de Pelé na escola. “Esse lugar é muito especial. Aqui vem à mente as lembranças do meu avô. Graças a ele, esse amor pelo Santos foi despertado em mim. Faremos de tudo para que a história do Atleta do Século jamais seja apagada”.