RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Inclusão no Setor Portuário com a Contratação de Mulheres Operadoras de Bordo

A Brasil Terminal Portuário (BTP) alcançou um marco histórico no Porto de Santos ao se tornar o primeiro terminal de contêineres do país a ter o maior número de mulheres operadoras de bordo

Foto: Produção

A chegada dessas profissionais à BTP foi possível após a formação de 13 mulheres como estivadoras pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO) de Santos. Das recém-formadas, nove foram selecionadas e contratadas pela companhia, após aprovação em um processo seletivo.

Crescimento e Novas Oportunidades


Joel Contente, diretor administrativo da BTP, explica que a expansão da empresa criou novas vagas. “A BTP está em uma nova trajetória de crescimento com a execução de um pacote de investimentos de R$ 2 bilhões. Isso preparará o terminal de contêineres para as próximas duas décadas de operação”, afirma. Ele destaca a adição de dois novos portêineres, elevando o total para dez equipamentos de cais.

O diretor-presidente Cláudio Oliveira, que comanda a empresa desde fevereiro, ressalta a evolução do setor. “O setor portuário demanda cada vez mais inovação e disposição para ampliar sua participação no cenário mundial”, diz. Ele aponta que a diversidade é uma prioridade na BTP, que já conta com 56% de mulheres em cargos gerenciais. “É muito gratificante fazer parte dessa mudança”, completa Oliveira, lembrando-se de como as mulheres eram limitadas a cargos como telefonistas no início de sua carreira.

O Papel das Operadoras de Bordo


A função de operadora de bordo é vital para a movimentação de contêineres. Elas são responsáveis por “pear” e “despear” os contêineres, ou seja, travá-los e destravá-los a bordo dos navios. Este trabalho é fundamental para garantir a segurança da movimentação. Com as nove novas contratadas, a BTP agora conta com um total de 238 profissionais efetivos nesta função.

Patrícia Araújo, de 24 anos, uma das novas operadoras, expressa sua satisfação. “Almejei muito trabalhar na área portuária e estou muito feliz com a oportunidade. É totalmente possível de ser realizado”, diz ela, reconhecendo o desafio, mas demonstrando confiança.

Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram

  Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo

  Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos

Ingrid da Costa Gomes, de 35 anos e formada pela Marinha Mercante, se surpreendeu com a contratação rápida. “Foi um processo de quase nove meses, e eu não sabia que havia tanta necessidade de gente no porto”, relata.

Compromisso com a Diversidade


Por fim, Cláudio Scalise, gerente de Recursos Humanos da BTP, reforça o compromisso da empresa com a diversidade. “Acreditamos que a diversidade fortalece nossa operação e torna nosso ambiente mais inovador e representativo”, afirma.

Atualmente, a BTP emprega mais de 200 mulheres em seu quadro de colaboradores, sendo que cerca de 50% delas atuam em cargos de operação portuária, desde o gate até a movimentação de grandes equipamentos. A empresa também promove iniciativas sociais, como o programa BTP com Elas, para incentivar a capacitação feminina.

Veja mais detalhes na reportagem:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS