Nesta segunda-feira (12), a Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, abrirá processo seletivo para o Coral Calixto e Curso Livre de Piano Popular.
As inscrições podem ser feitas presencialmente na própria Pinacoteca (Av. Bartholomeu de Gusmão, nº 15, Embaré, Santos) ou através do site www.pinacotecadesantos.org.br, até o dia 25 de fevereiro. Ambas de forma gratuita.
A iniciativa faz parte do Plano Anual da Fundação, dando continuidade ao “Arte na Pinacoteca”, com ações culturais gratuitas para o público da Baixada Santista. “O foco principal da continuidade do projeto é oportunizar o acesso à arte, oferecendo gratuitamente várias atividades culturais, que são de suma importância para o desenvolvimento intelectual, social e cultural da população de Santos e da Baixada Santista.”, explica o presidente da Fundação, Roberto Clemente Santini.
O projeto é uma realização do Ministério da Cultura, patrocinado pela BTP-Brasil Terminal Portuário, MSC e MEDLOG, Ecovias, Rumo e G. Pierotti, por meio da lei de incentivo à cultura Pronac 233045 – promovido pela Fundação Benedicto Calixto, com a coordenação e gestão cultural da Weimar Cultural, empresa que atua e desenvolve projetos relacionados à arte e cultura, educação, desenvolvimento social, sustentabilidade e meio ambiente.
Coral Calixto
Serão 24 vagas para coristas, e os candidatos devem ter 18 anos ou mais. Os ensaios acontecerão duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, no Espaço Cultural da Pinacoteca Benedicto Calixto. O Coral também será composto por uma regente e um pianista.
Ao todo, serão realizadas três apresentações durante o ano, além do evento final em dezembro, intitulado “Aleluia é Natal!”. Os candidatos aceitos receberão uma bolsa auxílio de R$ 250,00 mensais, com duração de 10 meses.
Piano Popular
Serão disponibilizadas 40 vagas. Para se inscrever, os candidatos devem ter 12 anos ou mais. O intuito é oferecer aulas de piano para iniciantes e desenvolver habilidades musicais, além de promover o amor pela música.
As aulas acontecerão duas vezes por semana, às terças e quintas, em duas turmas matutinas (das 10 às 11 horas e das 11h30 às 12h30) e duas vespertinas (das 14h30 às 15h30 e das 16 às 17 horas). O curso tem duração de 10 meses, com 10 alunos em cada turma.
As aulas serão ministradas por professor qualificado, focando tanto na teoria como na prática, com leitura de partituras, ritmos populares, técnicas de dedilhado, entre outros aspectos fundamentais do piano.
Ocorrerá uma apresentação ao final do ano, demonstrando todo o progresso dos alunos. Os participantes que completarem satisfatoriamente o curso receberão um certificado de conclusão.