Instituto Gremar realiza soltura de tartaruga após 7 meses de reabilitação

Uma tartaruga-verde que passou mais de sete meses em reabilitação no Instituto Gremar retornou à natureza no último dia 12 de abril, na Praia do Guaiúba, no Guarujá (SP). A ação faz parte do Projeto de Monitoramento de Praias das Bacia de Santos (PMP-BS).

O resgate ocorreu em 15 de agosto de 2023, na Ponta da Praia, em Santos (SP), após um munícipe encontrar a tartaruga encalhada e presa em uma rede de pesca. Porém, o material foi retirado antes da chegada da equipe do Gremar ao local. Após o resgate, o animal foi transferido para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos do Instituto Gremar, no Guarujá.

No exame clínico de entrada, foi observada uma grande quantidade de fibropapilomas, distribuídos em vários pontos do corpo, além de uma possível má formação no membro anterior direito e marcas de origem indeterminada no plastrão. Exames posteriores confirmaram um quadro de pneumonia e a presença de resíduo sólido (plástico mole) nas fezes.

O animal foi submetido a diversas cirurgias para remoção dos fibropapilomas, carecendo de mais de sete meses de tratamento para sua total recuperação. Quando os exames apontaram um quadro dentro dos parâmetros da normalidade, a tartaruga-verde foi considerada apta para a soltura.

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. É realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120. Para mais informações sobre o PMP-BS, consulte: www.comunicabaciadesantos.com.br

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS