Um jogo de tabuleiro com vagões, dados e cartas está revolucionando a educação em escolas públicas de Cubatão (SP). O projeto “Nos Trilhos da Educação”, uma parceria entre a Rumo e a Investeendo, utiliza a gamificação para ensinar finanças, empreendedorismo e segurança ferroviária a jovens em situação de vulnerabilidade.
O projeto já mobilizou cerca de 800 estudantes de cinco escolas municipais só em 2024, com 319 aulas aplicadas. A meta é impactar cerca de 10 mil alunos até 2027.
O jogo, batizado de “Desafio Empreendedor Rumo”, é totalmente analógico, o que garante acessibilidade a todas as escolas. Nele, os participantes simulam a gestão de uma companhia ferroviária, enfrentando missões inspiradas em desafios reais do setor.
Segundo Sam Adam, CEO da Investeendo, a iniciativa une o conhecimento da gamificação com a realidade local das comunidades. “Nós entramos com nosso conhecimento e, com a ajuda da Rumo, colocamos a temática ferroviária e os desafios que as comunidades do entorno vivenciam, de forma a educar os jovens e estimulá-los a encontrar e propor soluções criativas e sustentáveis para problemas reais”, explica Adam.
Metodologia Adaptada e Aprendizado Divertido
A metodologia do jogo foi adaptada para diferentes faixas etárias. Os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental aprendem conceitos básicos de gestão de recursos, como economia de combustível. Por outro lado, os estudantes dos anos finais vivenciam a rotina completa de uma empresa, desde a escolha de um investidor até a venda final da companhia. Tarefas como leilões e planejamento de contratações fazem parte do jogo.
“Eles aprendem sem nem perceber que estão aprendendo, e o processo de ensino se torna muito mais suave e divertido”, afirma Sam Adam.
Portanto, o projeto é parte do programa Movimenta Baixada da Rumo, que busca fortalecer o desenvolvimento social e o protagonismo nas comunidades onde a empresa atua. Luciellen Fabio, analista de Responsabilidade Social da Rumo, destaca que a iniciativa está alinhada com o Pacto Global da ONU e a Agenda 2030, focando em ODS como a erradicação da pobreza e a educação de qualidade.
“A Rumo acredita no poder transformador da educação para o desenvolvimento das comunidades onde atua”, reforça Luciellen.
Desafios Reais e Futuro Replicável
Iniciado em 2024, o projeto já atendeu mais de 60 turmas do Ensino Fundamental. O jogo aborda situações como a construção da malha ferroviária, leilões de concessões e interação entre empresas simuladas.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Além disso, o material do “Desafio Empreendedor Rumo” inclui itens como vagões, locomotivas, cartas de revés e tabuleiros. Para aproximar ainda mais os alunos da realidade da empresa, as cargas representadas no jogo são as mesmas transportadas pela Rumo, como soja e milho. Além disso, o jogo aborda eventos negativos, como roubo de carga e vandalismo, para conscientizar sobre segurança ferroviária.
“O principal resultado foi a percepção clara de que, ao aproximar a realidade empresarial do ambiente escolar, é possível gerar alto engajamento, protagonismo juvenil e desenvolvimento de habilidades”, comenta Luciellen. Ela ressalta que a experiência em Cubatão gerou insumos valiosos para aprimorar a implementação do projeto em outras regiões no futuro.



