Victor, de 20 anos, morador da Zona Noroeste, na cidade de Santos, litoral paulista, vem sendo vítima de fake news, e foi às redes sociais tentar desmentir as informações à seu respeito, que estão ameaçando a sua vida. Ele aparece em um vídeo, presenciando um assalto a uma mulher, mas nega qualquer tipo de envolvimento. “Eu sou uma pessoa de bem, honesta, trabalho desde os meus 14 anos de idade, meus pais me deram educação”.
O crime em questão aconteceu no dia 16 de janeiro, na Rua Walter Belian, no bairro Areia Branca. Nas imagens é possível ver um grupo de 5 suspeitos, em bicicletas, que se aproximam de uma mulher, que estava com a porta de seu carro aberta, e roubam seu celular. Em seguida, todos fogem.
Victor aparece de bermuda vermelha e blusa azul no vídeo, virando na mesma rua em que a quadrilha pedalava. O jovem, porém, desvia dos suspeitos, para ao lado para arrumar o pneu de sua bicicleta, e em seguida vai embora na mesma direção em que os criminosos fogem.
Ao pedalar em direção a sua casa, Victor alega que um dos criminosos ainda teria o encarado, como se também fosse o assaltar, mas nada aconteceu.
No dia seguinte, o jovem, dono de uma loja de roupas online que carrega o nome do local onde mora “ZN Store”, começou a receber uma série de mensagens, perguntando se estava roubando, e com o rosto dele em publicações com dizeres como: “quem conhece esse menor, liga aí”.
“Eu nunca tive nenhum tipo de envolvimento com o crime, eu sou uma pessoa trabalhadora, eu trabalhei muito desde os meus 14 anos, e batalho bastante para ter tudo que eu tenho junto da minha família”, manifesta em sua postagem.
O jovem também atenta que é preciso muito cuidado nas redes sociais, com tudo que é postado e compartilhado, “por que afinal de contas, a minha maior preocupação foi com a minha vida”.
Vitor registrou um boletim de ocorrência sobre as ameaças que recebeu, e utiliza das redes sociais para desmentir o ocorrido.
A Equipe do TH+ entrou em contato com a SSP (secretaria de Segurança Pública) para mais informações sobre o assalto, mas não houve retorno até o momento.
Assista na íntegra:
Fake News
As fake news são informações falsas ou enganosas, apresentadas como verdades, geralmente com o objetivo de influenciar opiniões públicas, manipular percepções, criar confusão ou medo, aumentar engajamento ou cliques.
Quando envolvem casos de crimes, com rosto de pessoas que não se há a confirmação de envolvimento, tornam-se ainda mais perigosas. Na Baixada Santista, na cidade de Guarujá, em 2014, Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, foi espancada e morta por dezenas de moradores após ter sido publicado nas redes sociais que ela realizava sequestro de crianças para utiliza-las em rituais de magia negra.
Também é importante ressaltar que a produção e o compartilhamento de notícias falsas e boatos é crime no Brasil, previstos e tipificados pelo Código Penal e pelo Código Eleitoral, cujas penas podem chegar a quase 3 anos.