Um jovem de 21 anos, conhecido como “Scott”, foi preso em flagrante enquanto simulava ser representante de um escritório jurídico para aplicar golpes via aplicativo de mensagens.
A ação, realizada pela Delegacia Sede de Guarujá, desmantelou uma estrutura de fraude digital operada em uma casa no bairro Jardim Progresso.
A operação teve início com o cumprimento de mandado de busca e apreensão, fruto de investigações prévias que já apontavam o endereço como possível base de atuação criminosa. Ao entrarem no imóvel, os policiais civis encontraram o investigado em plena atividade. O homem estava diante de um computador, com o WhatsApp Web aberto, enquanto mantinha diálogo com uma vítima em tempo real, cobrando uma suposta dívida em nome de terceiros com o intuito de obter vantagem de forma ilícita.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Na residência, os policiais apreenderam 72 cartões bancários de diversas bandeiras em nome de terceiros, seis celulares, uma máquina de cartão, um computador, uma cédula de identidade falsa e R$ 2.100,00 em espécie.
Um dos aparelhos apreendidos, exibia, em tempo real, conversas e prints com dados bancários e pessoais de terceiros, utilizados para induzir vítimas ao erro e obter transferências via PIX. Entre os documentos apreendidos, constava uma identidade em nome de um cidadão que, segundo apurado, teve seus dados utilizados para simular contas bancárias e chaves de pagamento.
Diante da ausência de representação formal por parte das vítimas para poder autuar o jovem por estelionato, os agentes autuaram o indivíduo pelo crime de falsa identidade, dada a clara simulação de identidade alheia para obtenção de vantagem.
As investigações prosseguem com o objetivo de identificar vítimas, rastrear valores desviados e apurar a eventual participação de outras pessoas envolvidos no esquema .



