RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Justiça determina que vídeo em que Rosana Valle propaga fake news sobre o deputado Paulo Alexandre Barbosa saia do ar

Reprodução

A Justiça de Santos, representada pelo juiz Frederico dos Santos Messias, da 273ª Zona Eleitoral da cidade, determinou, em caráter limitar, que a deputada federal Rosana Valle (PL) está proibida de divulgar informações falsas sobre Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), que exerce o mesmo cargo político no legislativo. A defesa da parlamentar já se manifestou.

O partido do deputado federal deu entrada em uma reclamação na Justiça Eleitoral após Rosana Valle ter falado, em uma entrevista de um programa local, que Paulo Alexandre Barbosa estaria “inelegível” e o acusando de “ficha suja”, o que se caracterizou como fake news, de acordo com a decisão da Justiça.

A deputada fazia referência a um processo que o ex-prefeito de Santos responde já em segunda instância, sobre a prorrogação, sem licitação, do direito à exploração de publicidade em relógios e placas públicos da cidade, na época de seu mandato à frente do executivo.

Nesta condenação de Paulo Alexandre Barbosa, proposta inicialmente pelo promotor de Justiça Carlos Alberto Carmello Junior, do Ministério Público do Estado (MPSP), também foi solicitada a suspensão de seus direitos políticos por cinco anos. A decisão ainda cabe recurso, o que não o torna inelegível até o momento, e portanto, na decisão da 273ª Zona Eleitoral de Santos, as informações divulgadas por Rosana Valle não são verdadeiras.

“A valoração implementada na entrevista pela entrevistada, imputando ao Senhor Paulo Alexandre Barbosa a condição de “ficha suja” e “inelegível”, não é, nesse momento, verdadeira, a revelar forte indício de propaganda antecipada negativa, convindo relevar que a entrevistada não é, como afirma na própria entrevista, pessoa desinteressada no pleito eleitoral futuro”, manifestou o juiz no processo.

O Google deverá retirar do ar a entrevista em questão, publicada em um canal do YouTube, sob pena de multa aos réus que poderá variar de R$ 30.000 a R$ 300.000. Se a decisão for desrespeitada em outros meios, a deputada federal também será multada.

Para a defesa de Rosana Valle, a medida ‘impõe verdadeira censura contra a deputada federal’. Os dois parlamentares aparecem em pesquisas eleitorais como possíveis candidatos à Prefeitura de Santos nas Eleições 2024.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS