Os próximos dias serão de frio e muita chuva em todo o Litoral de São Paulo. Segundo o alerta da Defesa Civil do Estado, a previsão é que as chuvas volumosas, somado com o frio e as ressacas, durem até a sexta-feira (16).
Pela manhã desta terça-feira (13), telespectadores enviaram imagens da ressaca que ocorreu nas praias de Santos. A faixa de areia acabou desaparecendo.
De acordo com o órgão, o nível do mar poderá ultrapassar 1,7m na baía de Santos e 1,8m no interior do estuário, com pico previsto para 13h, representando aumento de 60 cm em relação à tábua de marés. As temperaturas devem variar de 19 a 21 graus.
Já o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) informou que há condições de chuvas fortes e contínuas, acompanhadas de descargas elétricas e fortes rajadas de vento. Com isso, podem haver possibilidades de deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e raios.
O órgão destaca a importância de cuidado especial nas áreas mais vulneráveis. Recomenda-se atenção redobrada a qualquer sinal de perigo aos moradores das cidades com destaque de chuvas fortes e contínuas.
As pessoas que moram em área de risco devem observar os sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais orienta-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199. O órgão mantém orientações permanentes por meio do aplicativo Alerta SP.
Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199. Basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.