SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A frente fria que passa pelo litoral provocou grande volume de chuva nas regiões sudeste e centro-oeste do país nesta terça-feira (3), e a previsão é que continue nesta quarta (4), principalmente, em um faixa que vai do litoral norte de São Paulo, passando pelo Vale do Paraíba até a região metropolitana do Rio de Janeiro.
É para essa região que o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) divulgou um alerta de alto risco geológico e hidrológico, com possibilidade de deslizamentos de terra nas áreas de risco, alagamentos e enchentes.
A previsão de pancadas de chuva, entre 50 e 100 mm por dia, aliadas ao solo já encharcado pela precipitação dos últimos dias, torna o risco ainda maior.
De acordo com o Climatempo, a previsão de chuva em Ubatuba, no litoral norte do estado, é de 113,8 mm nesta quarta. Em São Sebastião, é de 87,2 mm. A tendência é de chuva forte durante todo o dia na região.
Por causa dessa previsão, a CCR RioSP informou que acompanha a situação da rodovia Rio-Santos (BR-101), na região entre Ubatuba e Paraty, e poderá realizar interdições na pista em caso de necessidade.
Além dessa faixa, o Cemaden também aponta risco moderado de deslizamentos em uma área ainda maior, que engloba toda a região metropolitana de São Paulo, a Baixada Santista, o norte fluminense, a zona da mata mineira e o sul do Espírito Santo.
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, a quarta-feira ainda deve ser de tempo instável com chuvas intermitentes no decorrer do dia na capital paulista, mas sem grande volume de precipitação.
“A nebulosidade diminui um pouco, o sol aparece sem predominar em alguns momentos, mas as temperaturas não sobem muito. Mínima de 17°C na madrugada com a máxima em torno dos 20°C no período da tarde”, informa o CGE.
Os municípios do centro-norte paulista também devem ter uma quarta-feira chuvosa, embora em menor volume que o litoral norte. A previsão mostra precipitação entre 20 mm e 25 mm, com temperaturas máximas que podem chegar a 26°C.
Com o enfraquecimento da frente fria, durante a noite desta quarta as chuvas devem diminuir e a quinta-feira (5) deve começar com uma madrugada de muitas nuvens e algumas chuvas isoladas, segundo CGE. A temperatura mínima prevista para a capital é de 17°C, com vento de sudeste contra a costa paulista, o que vai gerar ligeira sensação de frio no início da manhã.
O órgão projeta, porém, que a presença do sol entre muitas nuvens deve elevar a temperatura durante a tarde de quinta, com a máxima atingindo 24°C. Na sexta (6), os termômetros podem marcar 31°C e, no sábado (7), 33°C.
CLAUDINEI QUEIROZ / Folhapress