RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Litoral norte de SP terá pedágio sem parada a partir de novembro

Foto: Pórtico de São Paulo. / Artesp

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A concessionária que administra a rodovia dos Tamoios (SP-099) marcou para o dia 17 de novembro o início da operação do modelo de pedágio de livre passagem, também conhecido como “free flow” (fluxo livre). A tecnologia será instalada em substituição a uma praça de pedágio em Caraguatatuba (São Paulo), no litoral norte do estado.

Segundo a companhia, as praças de pedágio de Jambeiro (km 16) e Paraibuna (km 59) continuarão funcionando normalmente.

No modelo de fluxo livre, a cobrança é feita pelos pórticos, que substituem as praças de pedágio e são equipados com tecnologia para identificar os veículos.

A implementação do free flow foi divulgada pela Concessionária Tamoios na segunda-feira (20). O TAM (termo aditivo e modificado), assinado entre a empresa e a Secretaria de Parcerias em Investimentos, foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo na última quinta-feira (16).

Segundo a concessionária, não serão concedidos descontos para usuários frequentes nem cobrança proporcional ao trecho percorrido.

Para veículos que tiverem TAG instalada, a cobrança será feita no sistema da empresa de pagamento automático. Para aqueles que não possuírem TAG, o pórtico fará a leitura da placa, e o motorista deverá quitar a passagem no aplicativo e no site da concessionária Tamoios.

Se a dívida não for paga, o motorista ficará sujeito a multa.

Na semana passada, a EcoRodovias anunciou a adesão ao sistema de pedágios no modelo conhecido como “free flow” (fluxo livre) em um trecho concedido para a EcoNoroeste, em São Paulo, a partir do segundo semestre deste ano.

De acordo com a companhia, os pórticos (estrutura que faz o registro do veículo) do sistema “free flow” já estão sendo instalados em um trecho do noroeste paulista da SP-333 (rodovias Carlos Tonani, Nemésio Cadetti e Laurentino Mascar).

Segundo a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), há um plano para que todas as rodovias estaduais concedidas de São Paulo utilizem a tecnologia free flow. “Os editais das novas concessões preveem a implantação, enquanto as existentes preparam a substituição gradativa das praças de pedágio”, afirma o órgão.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS