Livro relata a história de homem que perde a filha

Créditos: Divulgação

Histórias de perdas de bebês geram traumas para as mulheres e também aos homens, que aguardam com expectativa a oportunidade de se tornarem pais. É o que será contado em um livro do autor Leonardo Canelas, que lança nesta sexta-feira (10/11), em Santos, o livro “Laços de Saudade”.

Ao THMais, ele contou que na publicação, faz um relato emocionante, onde mergulha na jornada de um homem diante da perda gestacional. A história é baseada na vida real do próprio autor. O livro faz a narração precisa de um pai, cuja expectativa e alegria pela chegada de sua filha, são subitamente abaladas, algumas horas antes do seu nascimento.

Créditos: Divulgação

“O luto gestacional para homens, é uma realidade dolorosa e muitas vezes silenciada. Mas é necessário trazer à luz essa jornada singular, mostrando que o pai que vive essa dor não está sozinho”, explica.

Ainda de acordo com ele, a complexidade do luto masculino, questões sensíveis como a superação do sofrimento na perda gestacional, a luta contra a depressão e a importância do apoio emocional em momentos de perda, são abordadas no livro.

“Aprendi, de forma dolorosa, que o amor de um pai ultrapassa barreiras, atravessa dimensões e transforma a ausência em uma presença constante”, afirma Leonardo.

“Comecei a escrever o Laços de Saudade, aproximadamente 2 meses após minha filha Luiza nascer com seu coração silenciado, e já partindo para junto das estrelas. Escrevia, sem pretensão definitiva de que tornaria pública minha vida, em seu momento mais mágico de ter o sonho da paternidade realizado. Mas pude me confortar no momento mais desolador que foi não ver os olhinhos da Luiza uma única vez”, detalha.

Superação

Para ele, apesar da perda, ele encontrou um caminho para a superação e como seguir a vida. Ele faz questão de lembrar a importância do amor e como ele pode ajudar a restaurar uma pessoa.

“Entre o desafio de seguir o curso da vida e a luta intensa contra o pior nível de tristeza que vivi. Mas encontrei a força que necessitava para me reerguer ao entender que o tamanho do luto, é do tamanho do amor. Se a perda de uma filha dói, é porque tem muito amor junto. Então, porque não dar voz ao amor, respeitando a dor quando ela se evidenciar? Escrever, falar sobre, é cômodo para mim. Na prática, sigo me desafiando”.

Em relação a uma mensagem, Leonardo Canelas espera que a mensagem seja de esperança e de inspiração a outros homens que podem passar pelo mesmo.

“A mensagem que desejo levar com o livro, repousa na minha convicção e entendimento de que independente da causa do luto, depende de nós a decisão de como seguiremos. Seja alimentando a dor, ou alimentando o amor”.

O lançamento de “Laços de Saudade” ocorrerá dia 10 de novembro de 2023, às 18h, na Livraria Realejo. O endereço fica na Avenida Marechal Deodoro, 2, no Gonzaga.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS