A engenharia tem papel fundamental para garantir o funcionamento e o desenvolvimento das cidades. Seja na área da habitação, mobilidade urbana, urbanismo e saneamento básico, a engenharia está presente em todos estes setores. Mas para reforçar a importância deste segmento profissional, será lançado nesta sexta-feira (15/09), em Santos, o livro “A Engenharia Merece Mais – Uma Transição Necessária”, de José Manoel Ferreira Gonçalves.
Esta será a 11ª obra da carreira do engenheiro santista, mas que desta vez o livro vai relatar um pouco sobre a história e importância das diversas engenharias, a publicação conta sobre projetos de vida. O livro valoriza os profissionais que fazem o seu trabalho com precisão, pensamento crítico, criatividade e, acima de tudo, paixão.
O autor aborda ainda a importância dos conselhos de classe, especificamente do CREA/SP, na defesa dos interesses dos profissionais, como garantidora de seus direitos e na promoção do seu desenvolvimento.
De acordo com José Manoel, existe a necessidade de recolocar a entidade nos trilhos de uma nova era, pois há algum tempo ela tem sido alvo de críticas dos próprios engenheiros e agrônomos, pela falta de atuação e transparência.
O lançamento do livro “A Engenharia Merece Mais” é, portanto, uma declaração de amor à Engenharia e uma homenagem ao próprio CREA/SP, fundamental para o bom exercício da profissão. Também haverá um conteúdo distribuído e baixado gratuitamente pelo site.
O lançamento do livro “A Engenharia Merece Mais – Uma Transição Necessária” é nesta sexta-feira, 15/09, das 18 às 20 horas, na Realejo Livros. O endereço fica na Rua Marechal Deodoro, 2, no Gonzaga, em Santos.
Conheça mais sobre José Manoel Ferreira Gonçalves
José Manoel Ferreira Gonçalves, é engenheiro civil, advogado, jornalista e escritor. Pós Doutorado em Sustentabilidade e Transportes, pela Universidade de Lisboa, em Portugal. Doutor em Engenharia de Produção.
Mestre em Engenharia Mecânica. Idealizador e presidente da Ferrofrente – Frente Nacional pela Retomada das Ferrovias e da Aguaviva – Associação Guarujá Viva. É diretor de relações jurídicas e legislação da FNE – Federação Nacional dos Engenheiros e Conselheiro do Movimento EngD, Engenharia pela Democracia.
Concorreu à presidência do Crea-SP nas eleições de 2020 com uma proposta de fortalecimento da engenharia do Estado e do País e da defesa dos interesses dos profissionais registrados no sistema Confea/Creas. E novamente é candidato à presidência nas eleições de 2023.
Livros Publicados:
- Tudo Dominado – Como a política do Guarujá se tornou um caso de polícia,2022
- O trem do meu destino, 2022
- Engenharia em chamas: Encruzilhada histórica no CREA-SP, 2021
- Ferrovia Essencial, 2019 Histórias das Ferrovias do Brasil: Ferrovias Paulistas, 2018
- Madeira-Mamoré: História das Ferrovias do Brasil, 2017
- Ferrovias, 2017-ok
- Um Brasil sobre Trilhos, 2015
- O Brasil nos Trilhos: Os trilhos que queremos, 2014 (disponível apenas digital)
- Despoluindo Sobre Trilhos: Transformação Modal no Transporte de Cargas, 2013