Lobos-marinhos aparecem descansando em praias do litoral de SP; VÍDEOS

Reprodução

Por três dias seguidos, cidades da Baixada Santista estão recebendo uma visita inusitada nas praias da região: lobos-marinhos-subantárticos. Os animais foram flagrados em Mongaguá e Praia Grande.

Segundo a equipe do Instituto Biopesca, que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), um deles foi avistado no início da noite de domingo (14) e o outro, por volta das 9h de segunda-feira (15). Ambos em Mongaguá.

Logo depois do acionamento e desde que chegaram na praia, vem sendo realizado o monitoramento dos animais à distância. Ao que tudo indica, parece que não estão machucados e sim apenas descansando, informou o instituto.

O lobo-marinho que apareceu em Mongaguá no domingo, retornou para a água no mesmo dia. No início da tarde desta terça-feira (16), outro animal da mesma espécie foi visto na praia do Solemar, em Praia Grande. Segundo o Biopesca, provavelmente trata-se do mesmo, que teria parado para descansar novamente.

O local foi isolado, e permanecerá sendo monitorado. A vigilância será mantida até que retornem para a água. Eles serão resgatados somente se for constatado que não apresentam condições para voltarem ao seu ambiente.

O aparecimento da espécie é comum nesta época do ano, pois é o período migratório deles. As correntes ficam mais frias, o que acaba os trazendo para a costa.

Os lobos-marinhos que aparecem nas praias tendem a ficar descansando de 24h à 48 horas, e depois disso, retornam para o mar.

Ainda segundo o Biopesca, ao avistar um deles na praia, os órgãos ambientais que podem ajudá-lo devem ser acionados. Além disso, deve-se manter distância, não fazer barulho e afastar qualquer outro animal que se aproxime. Dessa forma, o lobo-marinho fica protegido e seu stress não aumenta, evitando que ele retorne para o mar e possa até se afogar se estiver doente ou muito cansado.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos, mas debilitados, ou mortos, entre em contato pelo telefone 0800 642 3341 (horário comercial). Para mais informações, acesse www.comunicabaciadesantos.com.br.

Reprodução

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS