Macuco assopra velinhas e mescla tradição com a modernidade em Santos

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Um bairro que mescla simplicidade, desenvolvimento, ambientes residenciais com a rotina agitada do Porto de Santos e tradições. Este é o Macuco que há mais de 140 anos abriga moradores, turistas e pessoas que escolheram Santos para viver.

O nome do bairro se deve a presença numeroso de uma ave considerada pesada e sem muito jeito para voar e que frequentava muito o bairro no início do século passado: os “macucos”. Infelizmente estas aves não são mais vistas desde que o bairro começou a se desenvolver. 

Segundo a prefeitura, a formação do local começa ainda no final do século 19, com um fluxo de migrantes do Norte/Nordeste que vem para cidade trabalhar no novo porto que estava sendo construído. Pode-se dizer que o seu aparecimento começa a se tornar mais efetivo a partir das primeiras décadas do século 20 e vai se caracterizar a princípio como um bairro onde a maioria de seus habitantes era de trabalhadores do porto.

E uma curiosidade é que o Macuco já foi o bairro mais populoso de Santos. Até a década de 1950 o local tinha a preferência dos moradores, devido a extensão territorial, que se estendia do Entreposto de Pesca da Ponta da Praia até o Mercado Municipal e também pela facilidade de deslocamento até o Centro Histórico e também às praias, que ainda não eram tão badaladas.

Ainda de acordo com a prefeitura, hoje em dia são cerca de 20 mil habitantes que vivem no bairro e com aproximadamente 1,72km² de área. O bairro é delimitado pelas avenidas Afonso Pena, Siqueira Campos e Rodrigues Alves, além das ruas João Alfredo, Xavier Pinheiro e Campos Melo.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS