Mães de Santos recebem aulas de primeiros socorros

Créditos: Divulgação/Prefeitura de Santos

Como maneira de prevenir a vida dos bebês pequenos e gestantes, mães passaram a contar com aulas de primeiros socorros e ações em situações de emergência. A iniciativa é do grupo de aleitamento materno da Policlínica do Castelo, Zona Noroeste de Santos, que promoveu nesta segunda-feira (23/10), um treinamento de primeiros socorros para este público.

A palestra ficou a cargo do bombeiro reformado Sivaldo Souza Alves. Ele fez questão de reforçar a importância dos procedimentos corretos nos primeiros minutos de uma ocorrência. Houveram simulações, mostrando como as mães podem fazer uma massagem cardíaca ou manobras para realizar em caso de engasgamentos.

Além disso, o socorrista também orientou sobre quando chamar a equipe de Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) ou o Corpo de Bombeiros. No entanto, este último deve ser acionado sempre que o local do acidente oferecer risco para a vítima e para o socorrista.

“A atuação correta nos primeiros minutos de uma ocorrência é muito importante para salvar uma vida. A partir do momento que você tem o conhecimento básico de alguma manobra respiratória em uma vítima engasgada ou até mesmo uma queimadura, isso dá mais segurança para a pessoa neste atendimento inicial até que uma equipe socorrista possa chegar ao local”, afirma Alves.

O grupo de aleitamento materno da Policlínica Castelo tem reuniões a cada 15 dias, com o objetivo de passar informações e fortalecer o vínculo entre mãe e filho, antes mesmo dele nascer. Além de todos os cuidados que as mães precisam ter em relação aos bebês, os grupos transmitem dicas para a amamentação.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS