Mães, pais e demais responsáveis por bebês pequenos receberam instruções importantes sobre dar banho em ofurô. O objetivo da técnica japonesa é recriar as condições do útero e traz muitos benefícios aos bebês. Eles ficam mais relaxados, têm sono mais tranquilo, menores possibilidades de desenvolver alergias, alívio nas cólicas e melhoria na amamentação.
Segundo a Secretaria de Saúde de Santos, as técnicas para dar o banho de ofurô em casa foram passadas a seis mães com bebês que estiveram, na manhã desta quinta-feira (20), na Policlínica Valongo (Rua Maria Neusa Cunha s/nº). As orientações foram dadas pela articuladora do aleitamento materno da Secretaria da Saúde, Andressa Martinez.
A técnica, explicou a orientadora, consiste em colocar o bebê em posição fetal dentro de um balde com água, entre 37 e 38°C, até a altura do ombro. Alguns produtos podem ser adicionados à água, como a camomila que tem propriedades relaxantes, a hortelã que melhora o congestionamento nasal e o amido de milho, benéfico para a pele. As mães aproveitaram para tirar várias dúvidas.
A oficina sobre ofurô integra as atividades dos grupos de bebês da unidade de saúde, que oferecem orientações semanais às famílias. “São encontros importantes para orientar quanto ao crescimento e desenvolvimento saudável da criança”.