RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

“Maio Amarelo” Ação de agentes de trânsito conscientiza usuários de veículos elétricos

Continuando as ações do Maio Amarelo, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), realizou, nesta terça-feira (20), mais uma ação educativa na Cidade, desta vez, voltada para quem utiliza bicicletas elétricas, patinetes e outros equipamentos de mobilidade individual. A ação aconteceu nas ciclovias do Itararé, buscando orientar os condutores sobre as regras de circulação de veículos nas ciclovias, conforme o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Durante as abordagens, os agentes de trânsito explicaram as diferenças entre os tipos de veículos:

Bicicletas elétricas com pedal assistido e motor de até 1.000W (sem acelerador): com velocidade máxima de 32 km/h, podem circular normalmente em ciclovias, ciclofaixas e vias urbanas, sem necessidade de habilitação ou registro.

Patinetes e equipamentos elétricos de mobilidade individual, com velocidade de até 32 km/h, podem circular em ciclovias se houver autorização do órgão de trânsito local.

Ciclomotores (veículos com motor de até 50 cm³ ou 4.000W e velocidade máxima de 50 km/h) exigem habilitação (ACC ou categoria A), além de registro e licenciamento. Esses, não podem circular em ciclovias.

Todos os veículos que possuem motores à combustão são no mínimo ciclomotores, e, passando de 50km/h, são considerados motocicletas, exigindo a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A.

A ação reafirma o foco da Semob em promover o uso consciente desses meios de transporte, para, assim, melhorar a segurança no trânsito e facilitar a convivência entre todos os motoristas da cidade.

“Estamos trabalhando sempre para conscientizar a população da importância de seguir as leis, seguiremos com mais ações como essas, para ajudar na segurança de todos”, destaca Paulo Farat, coordenador de educação para o trânsito.

Maio Amarelo: Desde 2013, o Maio Amarelo foi instituído pela Organizações das Nações Unidas (ONU), visando reduzir o número de mortes e feridos no trânsito, promovendo a conscientização e a adoção de comportamentos mais seguros.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS