O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, considerado a maior embarcação da Marinha do Brasil e Capitânia da Esquadra estará no Porto de Santos, aberto para visitação do público de forma gratuita.
A embarcação, chega no sábado (5) e no domingo (6), será disponibilizado o acesso do público que tem a curiosidade de conhecer de perto o NAM, proporcionando uma oportunidade de conhecer a fundo o meio operativo e o trabalho desempenhado pela instituição em prol da segurança e do desenvolvimento do país. As visitações poderão ser feitas das 9h às 15h.
A Marinha do Brasil em ação conjunta com a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar-Santos) pede que a população contribua no local com a doação de fraldas descartáveis (geriátricas e infantis) e alimentos não perecíveis.
As doações arrecadadas serão doadas para instituições beneficentes da Baixada Santista.
Desenvolvido para as tarefas de controle de áreas marítimas e projeção de poder sobre terra, mar e ar, o NAM “Atlântico” foi construído em meados dos anos 90 pela Kvaerner Govan e pela VSEL em Barrow-in-Furness.
Em seu histórico de serviço, constam operações navais em apoio a ações humanitárias no Kosovo e na América Central. No ano 2000, participou da Operação Palliser, na Serra Leoa e, logo em seguida, operou no Oriente Médio,
no grupo de combate do HMS Illustrious na Guerra do Iraque.
Em 2009, foi deslocado para a Ásia, novamente em operações navais e apoio a ações humanitárias. Em 2011 participou da Operação Unified Protector, na Líbia. No ano seguinte, retornou à Inglaterra para reformas e, posteriormente, participou de operações navais no âmbito da Organização do Tratado do Atlântico Norte. Em 2017, participou da operação Ruman, por meio de operações navais em apoio a ações humanitárias nas ilhas do Caribe,
afetadas pelo furacão Irma.
Serviço: Visitação Pública ao NAM “Atlântico”
Local: Cais da Marinha, s/nº – Porto de Santos
Data: 06 de julho de 2025 (domingo)
Horário: 09h às 15h
Entrada: Gratuita
A Marinha do Brasil e a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar-Santos) convidam a população que, voluntariamente, queira contribuir com a doação de fraldas descartáveis (geriátricas e infantis) e alimentos não perecíveis. O material arrecadado será doado para instituições beneficentes da Baixada Santista.



