Sol, calor, céu azul e muitas atividades. Foi com este cenário que a cidade de Santos deu as boas-vindas para a primavera. E nada mais justo do que receber a estação, com muitos shows, gastronomia variada, passeio de bicicleta, visita ao Paço Municipal, opções de compras, exposição de flores, workshops, passeio de bonde e pontos instagramáveis. É o Primavera Criativa, que levou mais de 15 mil pessoas para o Centro Histórico da Cidade.
Tanto no sábado (23/09), como no domingo (24/09), os santistas e turistas, recepcionaram a nova estação com um final de semana colorido e florido.
“Mais uma vez, o evento foi muito positivo. Atraiu visitantes de várias partes. Ficamos felizes em ver que todas as atrações receberam um excelente público.” destacou a secretária municipal de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino.
A Casa da Frontaria Azulejada teve bom público à procura de flores, plantas suculentas e ornamentais. As opções de compras iam de R$ 2,00 a vasos e flores a R$ 60,00.
O público que foi até a Casa da Frontaria Azulejada, se deparou com grandes painéis de poesia. A mostra faz parte do Sarau das Flores e reúne textos das autoras Carolina Ramos, Regina Alonso, Maria José Aranha de Resende, Itacy de Souza Telles, Vicentina de Carvalho e Patrícia Galvão (Pagu) e Antonieta Dias de Moraes.
Ainda no prédio histórico, os bartenders Clayton Fae e Cauã Vinícius Alves dos Santos ensinaram como fazer gelo cristalino com flores comestíveis. Basicamente, a receita se resume a água, um cooler que entra em um frezzer, flores comestíveis e tempo.
As flores são colocadas em uma forma de silicone dentro da água que ficará congelando, lentamente, por 48 horas. “Assim são feitos drinks elegantes. E a flor comestível não interfere no sabor da bebida”, destaca Clayton.
A confeiteira Raquel Santos ensinou uma receita rápida de cupcake com flores, em um workshop realizado na Casa da Frontaria Azulejada. Uma das alunas mais animadas era Sofia Almeida, 10 anos, que não via a hora de colocar as mãos na massa.
A receita de Raquel leva pasta de açúcar, farinha branca, chocolate em pó 50%, óleo, bicarbonato de sódio, água, leite, essência de baunilha e ovo. Conforme mostrou a confeiteira, não é preciso batedeira. Basta misturar todos os ingredientes à mão.
Mais passeios
O Bonde Turístico recebeu homenagens e um grande número de visitações. O equipamento celebrou 23 anos de funcionamento e além dos passeios, quem esperava pelo bonde na Estação Valongo pôde conhecer o trabalho de artesãos do grupo Feito em Santos. Várias barracas foram montadas na frente da estação, com ofertas variadas, desde peças de decoração em vidro, quadros com temáticas de Santos e bijuterias.
As pessoas com deficiência auditiva foram beneficiadas com o evento, já que puderam participar de uma visita monitorada em libras (linguagem brasileira de sinais) no Palácio José Bonifácio, sede do Executivo Municipal.
A guia de Turismo Viviane Firmino comentou que o que mais impressiona os grupos são a Sala Princesa Isabel e o Centro de Controle de Operações (CCO). “As pessoas ficam curiosas em saber como é o funcionamento do CCO”.