A Prefeitura de Praia Grande realizou a detonação dos fogos de artifício que estavam sendo vendidos ilegalmente e foram aprendidos durante a Operação Verão Fiscalização. As apreensões ocorreram ao
longo dos dias que antecederam o Ano-Novo e também na noite do Réveillon.
No total, foram apreendidos e detonados 200 quilos de artefatos. A cidade contou com uma operação especial para realizar a destruição dos fogos com toda a segurança possível. A detonação ocorreu na última semana em uma pedreira fora do perímetro urbano.
Diversas secretarias municipais participaram dos trabalhos. Além disso, toda a operação foi conduzida pelo GER Dope (Grupo Especial de Reação Antibombas) da Polícia Civil do Estado de São Paulo. “Todas as diretrizes relacionadas à segurança foram tomadas nessa detonação controlada, como é denominada. A principal delas foi efetuar o processo em um local totalmente fora do perímetro urbano. A Prefeitura de Praia Grande tratou com a maior seriedade a operação. Essa parceria com a Polícia Civil foi muito importante”, disse o investigador da Polícia Civil e coordenador Antibombas do GER Dope, Luiz Petracco.
Fiscalização
O principal objetivo da Operação Verão, que prosseguirá até fevereiro, é checar a regularidade dos vendedores ambulantes que atuam na orla da praia e em outras regiões da Cidade. Os agentes conferem a documentação, se o posicionamento dos ambulantes fixos está correto, se eles estão cumprindo a Lei Complementar 172/97 e suas alterações, o cumprimento do código de posturas municipal e se estão de acordo com as regras da vigilância sanitária.