Cerca de 2,4 toneladas de cocaína foram incineradas nesta quarta-feira (13/09). A ação foi da Polícia Federal de Santos e todos os entorpecentes foram frutos de apreensões realizadas no Porto de Santos. Ao todo, mais de 8 toneladas de drogas já foram incineradas.
De acordo com a PF, uma operação especial foi montada para a preservação e o transporte de cocaína até um local destinado para a incineração. Para isso, os policiais seguiram a Lei Antitóxicos (Lei n. 11.343/2006).
Ainda segundo a Polícia Federal, a incineração de entorpecentes é um trabalho realizado, periodicamente, com o apoio de indústrias da circunscrição. Para efetuar a queima, toda a droga foi inserida em um forno industrial de altíssima temperatura para ser consumida pelas chamas e pelo calor, em um processo seguro de acordo com a legislação e preservação do meio ambiente.
Ao longo de 2023, a PF já apreendeu cerca de 8,1 toneladas de cocaína na Baixada Santista, a maioria seria exportada para outros países a partir do Porto de Santos.