RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Projeto de Lei que garante mamografia pelo SUS a partir de 40 anos é aprovado

A Câmara dos Deputados aprovou o PL 184/2025, que garante mamografia pelo SUS a partir dos 40 anos. O projeto, de autoria da deputada Rosana Valle, segue agora para votação no Senado Federal.

Nesta terça-feira (28), em Brasília, o Projeto de Lei (PL) 184/2025, que garante mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir dos 40 anos, e que foi proposto pela deputada federal Rosana Valle (PL-SP), foi aprovado em sessão ordinária, na Câmara dos Deputados. Agora, o Projeto de Lei segue para votação no Senado Federal.

O texto derruba a recomendação da União de que o exame preventivo fosse liberado apenas para mulheres a partir dos 50 anos.

A proposta de Rosana Valle estava em trâmite na Casa de Leis desde fevereiro deste ano. Além de reduzir a idade mínima para que a mulher se submeta à avaliação por imagem, a matéria prevê que o procedimento seja realizado anualmente e de graça – exceto quando houver orientação médica contrária.

“A Saúde não pode ser negligenciada. O SUS tem de garantir o acesso aos exames necessários para uma melhor prevenção a doenças, como é o caso do câncer. Este é um direito da mulher. Não é razoável aceitar que a União amplie ainda mais a faixa etária para este tipo de procedimento. Em dez anos, muita coisa acontece. É tempo suficiente, inclusive, para um diagnosticado ter piora considerável. O País precisa acelerar processos, universalizar a gratuidade deste tipo de exame e assegurar, assim, maiores chances de cura”, destaca Rosana.

A parlamentar ainda pontua que de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), “Evidências mostram que a faixa etária suscetível à maior incidência da doença (câncer) vem caindo. O SUS não pode trabalhar contra isso. Deve, ao contrário, se atualizar e oferecer condições que reduzam a letalidade do câncer de mama no Brasil. O assunto é sério e exige celeridade”.

Caso o Projeto de Lei seja aprovado no Senado Federal e sancionado pela Presidência da República, será garantido que não haverá mais nenhum retrocesso quanto ao assunto no País.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS