Uma água esverdeada vem chamando a atenção de moradores do canal 2, na cidade de Santos, litoral paulista, nos últimos dias, e repercutindo nas redes sociais. A administração municipal informou já ter acionado a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) para avaliar o ocorrido.
As imagens começaram a repercutir na terça-feira (4) de carnaval. Quando essa coloração mais escura, similar a lodo, apareceu no canal, a praia do José Menino estava imprópria para o banho.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, a companhia foi acionada para verificar eventuais vazamentos na rede de esgoto da concessionária. “Importante informar que o contraste de cor no encontro de águas de rios/canais com a água do mar não necessariamente significa vazamento de esgoto. A falta de chuvas nos últimos dias pode ter colaborado para a concentração de matéria orgânica nos canais.”, ressaltou a cidade em nota.
A administração municipal enfatizou ainda que, o município mantém uma fiscalização permanente para identificar eventual contribuição clandestina de esgotos.
De acordo com a Sabesp, as instalações do sistema de esgotamento sanitário operado pela Companhia foram vistoriados e não foi identificada nenhuma irregularidade. “As redes coletoras de esgoto que atendem esta região de Santos estão funcionando de forma adequada.”
Vale ressaltar que, para evitar qualquer tipo de contaminação, é importante se atentar a classificação da balneabilidade das praias da região. A população deve evitar contato direto com o curso da água e dos canais que desaguam no mar.



