Conforme previsto, o tempo mudou em Santos e na Região, devido a frente fria. Com ela vieram chuvas, baixas temperaturas, rajadas de ventos e o mar agitado. Elas chegaram a 3,2 metros e paralisaram as atividades de navegação do Porto de Santos nesta quarta-feira (9).
De acordo com o Núcleo de Pesquisas Hemodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), desde a terça-feira (8), o mar está agitado e até esta quarta-feira a tendência é que a maré ultrapasse 1,3m e o pico está previsto para a terça. Já as ondas podem chegar a 3,2m na Baía de Santos na quarta-feira por volta do meio-dia, avalia o NHP.
Segundo a Praticagem de São Paulo, o Porto de Santos ficou fechado pela Capitania dos Portos às 06h50. O motivo foram a altura das ondas, que alcançaram os 3,2 metros. Por conta disto, todas as atividades de navegação foram interrompidas.
A Capitania dos Portos informou que suspendeu às 6h50 da manhã desta quarta-feira (09) a entrada e saída de navios do Porto de Santos. Contudo, as operações em terra seguem sem restrições.
De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de alerta. Se as previsões oceanográficas se confirmarem, existe a possibilidade de algum impacto em estruturas urbanas costeiras, mas não são esperados alagamentos devido à altura da maré.
Em relação as rajadas de vento, a Defesa Civil de Santos informou que elas chegaram a 80 Km/h até terça-feira, mas por conta disso, as pancadas de chuva tiveram intensidade moderada, ficando entre 10mm e 25mm. No entanto, a temperatura não deve cair muito, com termômetros apontando mínima de 19°C.
Travessias
Quanto a situação das travessias litorâneas, o Departamento Hidroviário (DH) informou que a travessia de balsas entre Santos e Guarujá e a travessia de barcas entre Santos e Vicente de Carvalho não foram paralisadas por conta das condições climáticas.
Já a travessia entre Bertioga e Guarujá chegou a ser paralisada entre as 23h40 de terça-feira (8) e as 7h20 de quarta-feira, por conta da força da maré e dos fortes ventos. Agora o serviço funciona normalmente.