Vai começar a valer nesta segunda-feira (06/11) nos portos e aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro, a Garantia da Lei e da Ordem (GLO). O Porto de Santos também será beneficiado com esta medida, que tem como objetivo, combater o tráfico de armas e drogas e demais ações da criminalidade. A Marinha do Brasil será a responsável pela execução da lei.
No Porto de Santos, além da Marinha, a Receita Federal Polícia Rodoviária Federal, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Autoridade Portuária de Santos (APS) e Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CESPORTOS-SP). Quase 2 mil militares e centenas de veículos marítimos e terrestres farão os trabalhos de patrulhamento e operações;
Ainda de acordo com a Marinha do Brasil, além de combate ao tráfico nacional e internacional de armas e drogas, também há o objetivo de reforço contra outras modalidades de crimes na região do Porto de Santos.
Na quarta-feira (01/11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o decreto da Garantia da Lei e da Ordem. Mas além do Porto de Santos, os portos do Rio de Janeiro também serão contemplados com a nova medida. Além disso, os aeroportos de Guarulhos e do Galeão também serão beneficiados.