Se depender do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, as obras do futuro terminal de passageiros de Santos já podem começar. A afirmação aconteceu durante o Deck4 Day, realizado no sábado (5), no Teatro Guarany.
De acordo com o titular da pasta, o Valongo é o local ideal para a implantação do novo terminal, já que os navios poderão parar um ao lado do outro e os passageiros não terão mais a necessidade de pegar um ônibus para se deslocar de um terminal até ao navio.
“O terminal vai para o Valongo, porque é o local mais apropriado. Ali tem um calado em que o navio pode parar ao lado do terminal e você pode sair de finger, o que facilita muito. Hoje mesmo Santos, que é o principal porto de Brasil, passa por uma situação completamente errada. A pessoa entra no terminal e pega um ônibus para ir até o navio. No mundo todo não se faz isso. Então ali no Valongo, ele vai poder parar ate três navios e todos com finger. Então você vai sair do terminal de passageiros e vai direto para o navio”.
Sobre o prazo do início das obras, ainda não há um prazo definido. Mas segundo Márcio França, as obras estão autorizadas para serem iniciadas. O tempo da mudança deve ser de 1 ano e sete meses.