Nesta sexta-feira (27/10), o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, estará na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS). Ele fará importantes anúncios, como investimentos para a expansão e modernização do Porto e também novidades sobre a implantação do túnel submerso entre Santos e Guarujá.
Antes, ele esteve em um evento da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp) e confirmou que o Porto de Santos terá serviço definitivo da dragagem, para facilitar a entrada de navios de grande porte. Também confirmou que as obras do túnel entre Santos e Guarujá será construído, para facilitar o acesso dos caminhões e da mobilidade urbana das duas cidades. Além disso, também citou recursos para aumentar a capacidade da chegada de novos caminhões e trens, facilitando a exportação e importação de cargas.
Ao todo, no período de 8 a 10 anos, os investimentos no maior complexo da América Latina será de R$ 13,4 bilhões. Outro assunto comentado e que deve ser citado no encontro na sede da Autoridade Portuária será o fim do Programa de Parcerias de Investimento (PPI). Com isso, o investimento através de Parcerias Público Privadas (PPPs) será mantido.
“Vamos anunciar o fim do PPI e estamos desenhando uma modelagem de PPP com o Governo de São Paulo para a construção do túnel Santos/Guarujá. uma obra que há cem anos não sai do papel”, disse Sílvio no evento da Fiesp.
Segundo ele, o túnel será a maior obra executada do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Quando o valor de R$ 400 milhões que serão anunciados nesta sexta-feira, a infraestrutura viária será a principal beneficiada. A intenção é ampliar os acessos, facilitando a entrada e saída das cargas.